Amir quer ampliar o crédito para os Soldados da Borracha
Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 7.809/ 2014, de autoria do deputado federal Amir Lando (PMDB-RO), que estende aos soldados da borracha e pensionistas a possibilidade de utilização de crédito consignado em folha. De acordo com a justificativa do parlamentar, o empréstimo para os herois da Pátria e seus dependentes representa uma correção a uma injusta que ocorria com os seringueiros aposentados. Eu espero que o parlamento brasileiro possa ter a celeridade para apreciar essa proposta o quanto antes, pois todos nós sabemos que a média de idade dos soldados está acima dos 90 anos, explicou Amir Lando.
A proposta do parlamentar modifica a Lei 10.820/2003, que atualmente não contempla os soldados. Após tantos anos de sofrimento e dor, não podemos deixar de incluir esses aposentados que estiveram na selva amazônica durante o período da 2ª Guerra Mundial, mas que não tinham o direito previsto em lei para usar o benefício da consignação, lembrou.
Sobre a aprovação do projeto de lei, Amir Lando destacou que a proposta é digna e altamente rentável. Quando fui Ministro da Previdência no governo Lula, nós conseguimos fazer com que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil reduzissem as taxas de juros para um percentual muito baixo aos aposentados. Tenho certeza de que o governo não irá contra a essa matéria, disse.
Em seu discurso, Amir Lando apelou novamente a presidente Dilma Rousseff para que ela libere no orçamento da União o pagamento da compensação, no valor de R$ 25 mil para cada soldado e pensionista, conforme a Emenda Constitucional 78 de 2014. É importante que o governo tenha sensibilidade para indenizar essas pessoas. É preciso que esse benefício seja concedido em vida aos seringueiros, finalizou.
De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa, o Projeto de Lei 7.809/2014 será encaminhado às Comissões da Câmara dos Deputados para iniciar a tramitação da proposta.
Veja Também
Inmet emite alerta de chuvas intensas para cidades de Rondônia
Energisa compartilha orientações de segurança com a rede elétrica durante reformas em casa
Cheia: Prefeitura suspende aulas em escolas do Baixo Madeira por 15 dias
Governo de Rondônia segue apoiando moradores de Porto Velho atingidos pelas cheias
