Rondônia, 23 de dezembro de 2025
Geral

Apenados da Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro fazem greve de fome

Apenados da Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro estão em greve de fome há três dias exigindo o retorno das visitas de familiares dentro das celas. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), o juiz da Vara de Execuções Penais de Porto Velho determinou o fim das visitas nas celas, e a adequação de um espaço apropriado para a visitação.

O espaço da igreja, dentro da unidade, foi reservado pela direção para a recepção dos familiares, e para a visita íntima foi destinado o pavilhão onde funcionava o parlatório, onde já haviam apenados acomodados. Segundo um agente penitenciário que preferiu não se identificar, os presos do pavilhão do parlatório foram distribuídos em outras celas, e o local foi reservado para o “motel”.

“Eles não aceitam, mas isso é determinação judicial, o Estado só tentou adaptar. A questão é que o juiz entendeu que seria inapropriada a visitação nas celas, ainda mais com a determinação do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, que proíbe a revista vexatória. Nós não temos máquina de raios-x na entrada da unidade. Seria um risco, depois das vistas, fazermos a revista nas celas, nós não temos estrutura pra isso”, disse o agente.

Além da greve de fome, parte dos presos se recusa a receber as visitas sob as condições da determinação judicial, e não aceitam que os demais recebam. Para as esposas e familiares dos apenados que esperavam uma solução para o impasse na frente da unidade, a problema pode gerar atrito entre os presos e temem pela vida do que se opõem à maioria.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ações de fiscalização serão intensificadas até fevereiro de 2026 com integração das forças de segurança

Vereador recorre à Justiça para tentar reativar verbas de publicidade enquanto investigação criminal segue em andamento

Governador anuncia ponto facultativo dias 26 de dezembro e 2 de janeiro

Domingão da CDL encerra 2025 com grande sucesso na 7 de Setembro