Rondônia, 22 de junho de 2026
Geral

Após acordo, entrada da usina de Jirau é liberada

A entrada do canteiro de obras da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, foi liberada nesta quarta-feira, após acordo entre o governo de Rondônia e o Ibama sobre uma pauta de reivindicações de moradores da região que ocupavam o local, informou a Energia Sustentável do Brasil (Enersus), responsável pela hidrelétrica.

Na segunda-feira, cerca de 900 moradores da Floresta Nacional de Bom Futuro bloquearam o canteiro de obras e impediram a entrada de 1.300 empregados que iriam render os 800 trabalhadores do turno da noite.

A usina de Jirau é um projeto de 10 bilhões de reais e terá capacidade instalada de 3.450 megawatts (MW), suficiente para fornecer energia a quase 10 milhões de casas.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Exame toxicológico passa a ser exigido na primeira habilitação das categorias A e B

Sindsef/RO e Sinasefe reúnem-se com o Decipex para defender pautas cruciais dos ex-Territórios

Atrasos e repasses insuficientes ameaçam Farmácia Popular em Rondônia, diz estudo

Homem atacado a facadas morre horas após discussão em bebedeira na Zona Sul da capital