Após aprovação na Câmara, Semtran finaliza projeto para implantação de estacionamento rotativo na Capital

Após a aprovação do projeto de autoria do Executivo que prevê a instalação de um sistema de estacionamento rotativo e remunerado em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) informou que regulamentação de como e onde vai funcionar o estacionamento está em fase de finalização. O objetivo é da maior fluidez em tempo mínimo nas vias, principalmente nos locais centrais e em áreas comerciais da Capital.
De acordo com o secretário Nilton Kisner, para estacionar no espaço, que ainda será definido, o motorista terá que pagar uma taxa. “A intenção não é o recolhimento de dinheiro, mas sim o uso da via por um menor tempo para que flua melhor o trânsito nas áreas comerciais da cidade”, disse o secretário.
O secretário explicou que ainda estão sendo definidos os locais, sinalização e a forma que vai ser a implementação, que a princípio será através de uma Parceria Público Privado (PPP). “Ainda não tem nada definido onde serão os locais que terão o estacionamento rotativo. Com essa autorização, a prefeitura pode definir que área será implantada, por exemplo, na Avenida 7 de Setembro, José Amador dos Reis, Jatuarana, para poder dar uma dinâmica e uma maior eficiência em relação ao estacionamento”, explicou Nilton Kisner.
A regulamentação que vai definir todos os itens referentes ao estacionamento rotativo, como o número de vagas incluído para portadores de necessidades especiais, idosos e taxistas, onde exatamente será implantado, o valor a ser cobrado e como será feito o pagamento da taxa, também está em fase final. “Hoje o foco principal são as áreas de maior fluxo principalmente as áreas comerciais que sofrem com a dificuldade de estacionar”, disse o secretário.
Também será necessário observar as vias laterais que serão necessárias para comportar o impacto causado com a implantação do estacionamento rotativo. “Será feito uma avaliação pela nossa equipe sobre os impactos para que possamos administrar as laterais onde os demais veículos vão estacionar”, pontuou Kisner.
Sobre como o motorista irá fazer o pagamento do estacionamento quando tudo estiver definido, incluindo o valor, o secretário disse que está realizando um planejamento para que seja pago através de um aplicativo. “Com isso, os fiscais irão saber se ele pagou e se está dentro do prazo estabelecido para ficar no estacionamento, e não terá nenhum problema para o motorista”, finalizou o secretário.
Veja Também
Fecomércio e entidades comemoram aprovação do projeto do estacionamento rotativo na Capital
Prefeitura notifica empresa e suspende taxa de estacionamento na rodoviária
Últimos detalhes são definidos para os desfiles dos blocos de rua na capital
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia