Rondônia, 11 de janeiro de 2025
Geral

Após cancelamento do JIR pelo Governo, Prefeitura realiza grande evento com atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (28), a secretária Municipal de Esportes, Ivonete Gomes, falou sobre o adiamento dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), determinado pelo Governo de Rondônia a dois dias do início, e anunciou um grande evento, como parte das comemorações de 109 anos de Porto Velho, para tentar minimizar os impactos.

Segundo a titular da Semes, o município não tem mais condições de realizar o JIR este ano, uma vez que toda a estrutura para realizar o evento, já foi paga e, para contratar uma nova, precisa passar por processo licitatório novamente.

A estrutura preparada para receber os atletas já estava pronta na Vila Olímpica Chiquilito Erse e a abertura iria acontecer nesta sexta-feira (29). O evento estava programado para ser realizado até o dia 11 de outubro.

O cerimonial de abertura dos jogos contaria com a apresentação da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto, que, inclusive, já está em Porto Velho. Ao todo, seriam delegações de 22 municípios.

“Muitos atletas pegaram férias nessa época, apenas para participar dos jogos. Tiveram atletas que fizeram banco de horas no trabalho somente para participar desse evento, agora, todos estão no prejuízo”, declarou a secretária.

Ainda de acordo com Ivonete Gomes, a delegação do município de Pimenta Bueno, por exemplo, já estava na capital, antes mesmo do anúncio de adiamento. 

“Quando o secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer fala de adiamento, os secretários municipais de esportes, falam de cancelamento, porque gente, se trata de recurso público, de planejamento. Toda a estrutura mesmo já foi paga, nós já investimos no projeto”, enfatizou Ivonete Gomes.

A secretária informou também que, semanas antes da data marcada para início dos jogos, quase toda a estrutura, por parte da Sejucel, não havia sido licitada, mesmo assim, a pasta estadual garantiu a realização do evento na capital.

No entanto, na quarta-feira (27), o secretário Júnior Lopes enviou mensagens em grupos de WhatsApp informando o adiamento do evento. Na justificativa, o titular alegou impossibilidade do setor hoteleiro” em razão da alta quantidade de eventos em Porto Velho e culpou a crise aérea.

Situação essa questionada pela secretária da Semes. “Vocês estão sabendo de grandes eventos realizados em Porto Velho? Porque eu não estou sabendo”, disse Ivonete.

Grande evento: 109 anos

Para tentar minimizar os impactos aos atletas, poder público e a toda a população, a Semes decidiu manter a abertura dos jogos, mas agora em comemoração aos 109 anos de Porto Velho.

Segundo a secretária, o evento começa a partir das 19 horas e terá a apresentação da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica Conjunta, de artistas locais, musicais e também shows pirotécnicos.

O evento acontecerá na Vila Olímpica Chiquilito Erse, antigo colégio Padrão, localizado na Avenida Amazonas, 6428, Cuniã.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho

Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia

Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará

Léo Moraes destaca criação de novas secretarias para garantir direitos aos mais vulneráveis, modernizar o trânsito e proteger vidas