Após denúncia, Policial Ambiental prende gerentes de dragas em Porto Velho
Três gerentes de dragas foram presos na noite da última segunda-feira (8) durante uma operação do Batalhão de Polícia Ambiental de Porto Velho, para combater a extração ilegal de ouro na Área de Proteção Ambiental do Rio Madeira. O RONDONIAGORA noticiou a presença de dragas ancoradas na margem esquerda do rio que, segundo relatos de moradores, estavam atuando embaixo da ponte no período noturno.
Ao anoitecer, os policiais se deslocaram para o local e flagraram duas dragas em plena atividade nas proximidades da ponte e outra a poucos metros de distância, todas atuando clandestinamente na área de proteção.
Durante a abordagem, os policiais apreenderam as dragas, equipamentos e maquinários usados na extração de ouro. Somadas as multas chegam a R$ 450 mil.
Segundo a Polícia, os militares encontraram uma grande quantidade de mercúrio em duas dragas, que é prejudicial à saúde.
Um levantamento feito pela Polícia Ambiental, constatou que a extração ilegal aumenta durante o período de seca. “Essa época do ano é mais vantajosa a extração nessa região. Nós intensificamos as fiscalizações nesse momento em que eles estão mais concentrados no rio”, disse o major Washington Soares.
Os três gerentes receberam voz de prisão, foram encaminhados para a sede da Polícia Federal e em seguida para o presídio Pandinha.
Veja Também
Donos de balsas são presos e dragas apreendidas durante operação em Porto Velho; fotos
Batalhão Ambiental vai intensificar ações contra garimpagem no Rio Madeira
Atletas de Rondônia conquistam 21 medalhas no mundial de Karatê na Argentina
Parque da Cidade será aberto no próximo domingo com inauguração da decoração natalina