Após empate, Comissão Eleitoral da OAB deve declarar vitória a Julinda Silva em Cacoal
A Comissão Eleitoral da OAB de Rondônia já recebeu parecer da comissão nacional para declarar a eleição da advogada Julinda da Silva, como nova presidente da Subseção de Cacoal. O pleito na cidade terminou empatado, tendo Julinda, da Chapa “Sempre pela Ordem 10”, obtido 133 votos, mesma votação de José Edilson da Silva, da "OAB Democrática e Atuante".
O empate em votação não é previsto em nenhum regulamento da OAB e assim a Comissão da OAB rondoniense questionou a Comissão Eleitoral Nacional. Uma Consulta, realizada no ano passado acabou esclarecendo a situação: a decisão não assegura vitória ao candidato com OAB mais antiga, mas ao candidato mais idoso, no caso Julinda da Silva. Confira a Ementa:
RECURSO N. 49.0000.2013.011938-1/TCA. Recte: Chapa 2 – União. Repte Legal: Robson Cavalieri OAB/SP 146941. Recdo: Comissão Eleitoral da OAB/São Paulo – Subseção Mairinque. Interessados: Conselho Seccional da OAB/São Paulo e Chapa OAB em Contínuo Progresso. Relator: Conselheiro Federal Setembrino Idwaldo Netto Pelissari (ES). EMENTA N. 047/2014/TCA. RECURSO. EMPATE NO RESULTADO DAS ELEIÇÕES. DESEMPATE. CRITÉRIO A SER ADOTADO. I- Em caso de empate, no resultado eleitoral, será proclamado eleito o candidato mais idoso conforme norma do Código Eleitoral, aplicado subsidiariamente à espécie, vez que inexistente qualquer preceito normativo para a hipótese, no Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, no seu Regulamento Geral, e nos seus Provimentos e Resoluções. II- Recurso conhecido e não provido. Acórdão: Vistos, relatados e discutidos os autos do processo em referência, acordam os membros da Terceira Câmara observado o quorum exigido no art. 92 do Regulamento Geral, por unanimidade, em acolher o voto do relator, parte integrante deste, conhecendo e negando provimento ao recurso. Impedido de votar o Representante da OAB/São Paulo. Brasília, 19 de agosto de 2014. Antonio Oneildo Ferreira, Presidente. Setembrino Idwaldo Netto Pelissari, Relator. (DOU, S.1, 02.09.2014, p. 74) OAB Conselho Federal
Mesmo com a posição, a Comissão pediu que os candidatos apresentem suas posições em um prazo de cinco dias.
Veja Também
Conselho Federal da OAB declara vitória de Julinda da Silva na OAB de Cacoal
Deputada Taíssa entrega R$ 100 mil em emendas para comprar chuteiras na Ponta do Abunã