Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Geral

Após liminar favorável a OAB, Sejus determina livre acesso aos advogados nas unidades prisionais

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) expediu na última quinta-feira, 14, memorando circular para as unidades prisionais de Rondônia sobre o Mandado de Segurança impetrado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB) para garantir o acesso de advogados em unidades prisionais.
Devido à greve dos agentes penitenciários, o trânsito de advogados às unidades prisionais foi limitado, o que levou a OAB a ingressar com Mandado de Segurança contra a Sejus. Na decisão liminar, o desembargador Renato Martins Mimessi afirma que o direito à greve não deve prevalecer sobre os direitos do advogado e de seus clientes reclusos. A medida liminar foi concedida para que a secretaria tomasse as medidas necessárias para garantir o direito constitucional.
No memorando circular da Sejus, o órgão determina que todos os diretores gerais das unidades prisionais do Estado deverão ater-se à legislação, assim como à ordem judicial expedida no Mandado de Segurança, “não havendo justificativa para adoção de limitações ao regular exercício de direitos da advocacia.
O presidente da seccional da OAB, Elton Assis, afirma que a observância das prerrogativas do advogado implica em garantir o respeito aos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal. “Muito além de defender o exercício da advocacia, nós defendemos o respeito à Constituição”, diz.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Juiz Adolfo Theodoro Naujorks é eleito desembargador do TJRO

Domingão da CDL supera expectativa com 30 mil pessoas na Zona Leste de Porto Velho

Caerd participa de mutirão de negociação e anuncia descontos de até 95%

Refis 2026 em Porto Velho começa em janeiro e oferece até 100% de desconto em multas e juros