Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

Após quase duas horas, energia começa a ser reestabelecida em Rondônia

Depois de quase duas horas, a energia foi reestabelecida em pontos do estado. Em Porto Velho, alguns bairros tiveram o sistema elétrico normalizado. O RONDONIAGORA tenta apurar com a Energisa, quais cidades já estão com a situação controlada.

Foram aproximadamente 1h45 de interrupção no fornecimento de energia. Toda a cidade foi afetada com o apagão nacional, que começou por volta das 7h30, no horário local.

Em alguns trechos de Porto Velho, com os semáforos sem funcionamento, as ruas tiveram o trânsito congestionado.  

Além disso, outras cidades do estado também foram afetadas, como Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Cacoal, Jaru, entre outras.

Apesar do caos no trafego, a rede pública estadual de saúde seguiu normal. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou ao RONDONIAGORA que todas as unidade estavam funcionando com gerador, instrumento que garante o fornecimento de energia sempre que houver falha na corrente elétrica.

O que causou o apagão?

De acordo com a Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), estados da Regiões Sudeste, Norte e Nordeste foram afetados. Em nota, a instituição explicou as causas do apagão:

"Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31 (horário de Brasília), da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos."

A Enegisa, empresa responsável pela distribuição de energia em Rondônia, informou também que o problema foi no Sistema Interligado Nacional (SIN), que afeta não afeta só o estado, mas também outras regiões do país.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Apagão deixa cidades de Rondônia sem energia nesta terça-feira

Apagão causa suspensão de atendimentos na rede pública de saúde da capital

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema