Rondônia, 16 de novembro de 2024
Geral

Após realizar quase 60 cirurgias gratuitas, Operação Sorriso retornará a Porto Velho em dezembro

A Operação Sorriso, maior organização médica voluntária do mundo, fechou sua quarta missão em Rondônia na última semana, de 12 a 17 de fevereiro, quando 59 pacientes foram operados, passando por 77 procedimentos cirúrgicos para correção de lábio leporino e fenda palatina. Neste período, 114 pacientes foram triados e mais de 910 consultas e exames de laboratório foram realizados.

A missão de Porto Velho contabilizou 43 retornos de pacientes que já haviam sido operados nas passagens anteriores da Operação Sorriso no estado e 71 novos casos. Os atendimentos e procedimentos foram resultados do trabalho de 64 voluntários da ONG, entre eles brasileiros de diversas regiões do país, além de pessoas vindas da Suécia, Honduras, Paraguai, Equador, Jordânia, Dinamarca e Venezuela.

“A participação do Instituto Kaleo, que promove programas de voluntariado em locais de vulnerabilidade social, foi o diferencial dessa missão pelo atendimento de mais de 173 pessoas, dentre pacientes da Operação Sorriso e pacientes internados no Hospital Santa Marcelina. Foram 326 procedimentos como obturações, extrações e outros realizados pelos mais de 20 voluntários dentistas locais que estiveram lá durante a semana cirúrgica”, explica Ana Stabel, diretora executiva da Operação Sorriso.

Uma grande mudança verificada neste evento foi o perfil dos pacientes que nos anos anteriores apresentava predominância de adolescentes e adultos e desta vez, devido ao trabalho prévio de pré-cadastro pelas mídias sociais, se inverteu tendo agora 75% de crianças de até 12 anos. Das mais de 86 crianças que passaram pela triagem de pacientes, apenas 46 foram operadas.

Segundo a diretora da ONG, o número não foi maior porque muitas não apresentaram quadros de saúde suficientes para os procedimentos, no decorrer da semana adoeceram ou ao confirmarmos os exames também não estavam aptas para a cirurgia.

A parceria com a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Usina de Jirau, foi decisiva para a realização da missão e já assegurou a volta da Operação Sorriso à cidade em dezembro de 2018.
O retorno à Porto Velho aconteceu também devido ao apoio de empresas como Azul Linhas Aéreas, Johnson&Johnson, White Martins, Abbvie, Alfacomputer, Aumund, Bbraun, Bradesco Seguros, Associação Citi Esperança, Comerc, Comunicare Consultoria de Comunicação, Cristália, Day Pharma, DHL, F/Nazca S&S, Hasbro, Icatu Seguros, Infobip, Kinoplex, LDS Church, Mundotraduz, Paris Filmes, Pepsico, Rastru, Rei do Malote, Rotary Club - Chácara Flora, Seteco, Schivartche Advogados, Way Models, BNDES, Copel e Approach Comunicação.

A Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), Projeto Genoma, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Secretaria de Estado da Saúde/Sesau e Hospital Santa Marcelina são parceiros institucionais da organização. Mais informações do no site www.operacaosorriso.org.br.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Operação Sorriso em Porto Velho é suspensa por falta de recursos

Operação Sorriso seleciona pacientes com fissura labiopalatina para mutirão de cirurgias em Porto Velho

60 pacientes com fissura labial serão atendidos pela Operação Sorriso em Porto Velho

Portal jurídico nacional revela pesquisa e aponta ampla vantagem de Márcio Nogueira na disputa pela OAB-RO