Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Geral

Após recuperação, área degradada ao lado de canal é transformada em ecoparque em Porto Velho

O Ecoparque Municipal Pirarucu, localizado no Bairro Novo Horizonte, na Zona Sul de Porto Velho, foi inaugurado neste fim de semana. O local foi recuperado e é será utilizado para prática de atividades físicas e recreação.

Segundo a prefeitura, o ecoparque fica em uma área de canal de cerca de 8 mil metros quadrados e que estava tomada pelo mato, depósito de lixo, além de deixar os moradores inseguros, pois criminosos poderiam se esconder no local para praticar crimes. “Daqui saíram mais de cem caçambas de lixo, essa região estava em completo abandono", afirmou o prefeito Hildon Chaves durante inauguração na noite de sábado (7),

A criação do espaço, informa a prefeitura, tem por objetivo proteger as áreas de preservação permanente (APP), de forma que sejam concebidas alternativas para salvar os cursos d’água remanescentes nas áreas urbanas, dispostos nos canais que cortam o município - de maneira sustentável, atendendo a legislação ambiental.

A área de lazer foi contemplada ainda com uma obra de arte doada pelo artista plástico Leandro de Campos. A peça reproduz o pirarucu, peixe da Amazônia que deu nome ao ecoparque.

O trabalho foi executado pelos técnicos da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), em parceria com as Subsecretarias de Obras e Pavimentação (Suop), de Serviços Básicos (Semusb), de Administração (Semad) e da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur).

“Foram três meses de dedicação dos nossos servidores e das secretarias parceiras. Aqui foi utilizada madeira apreendida, apresentando uma nova forma de ocupação para a comunidade”, lembrou Robson Damasceno, subsecretário da Sema.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Crise na coleta de lixo se arrasta e população de Porto Velho continua convivendo com lixo na porta de casa

Férias com Segurança: Energisa orienta sobre cuidados para evitar acidentes elétricos

Estudantes recebem atividades de prevenção a violência, bullying e abuso em ação do TJRO

Laudo da PF revela falsificação em contrato e agrava escândalo da cota de gênero no PSB em Porto Velho