Rondônia, 23 de novembro de 2024
Geral

Após um ano, trecho que desabou na Estrada do Belmont continua sem manutenção

Há um ano, um trecho da Estrada do Belmont, no Bairro Nacional, em Porto Velho, começou a desmoronar. O local foi isolado por conta dos riscos aos moradores e pessoas que passam pela localidade, mas desde então, nenhum serviço para recuperar a via foi realizado. Até as fitas que indicam a parte com risco de desabamento já não são mais vistas.

Nesta semana, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER) informou que uma empresa já foi contratada para construir um muro de contenção e tentar evitar que a erosão aumente. O serviço deveria ter começado na última terça-feira (27).

O operador de máquinas Edcarlos Souza, de 42 anos, passa pelo local todos os dias e diz ter medo da estrada ser totalmente interditada por causa da erosão. “Esse é meu trajeto para ir trabalhar todos os dias e meu maior medo é de estar passando no local no momento que tudo desmoronar, porque do jeito que está é o que pode acontecer. Essa erosão vem acontecendo faz tempo, as autoridades sabem do problema e não se interessam em resolver”, afirma o trabalhador.

Zeli Rodrigues, de 58 anos, vive há mais de 30 anos próximo ao local onde está desmoronando e pede socorro as autoridades. “Depois que começou a desmoronar essa parte da estrada eu não vi ninguém vir aqui para tentar resolver problema. Eu tenho medo dessa erosão aumentar e eu perder minha casa porque moro bem próximo e não posso fazer nada. Faz quatro anos que tive que fechar meu comércio por causa das péssimas condições da estrada, perdi os meus móveis na cheia de 2014 e agora perder a casa é difícil pra mim”, desabafa a moradora.

Na época da interdição, o diretor da Defesa Civil de Porto Velho, Marcelo Santos, informou que o problema era causado pelo grande fluxo de embarcação as margens do Rio Madeira que causam ondas fluviais contribuindo para o aumento da cratera.

Na segunda-feira (26), o diretor-geral do DER disse que uma empresa tinha sido contratada para construir o muro e a obra teria início no dia seguinte. Já nesta sexta-feira (2), por telefone, a assessoria do DER informou que o engenheiro responsável pela obra visitou o local durante a manhã desta e disse que os serviços só podem começar após o nível do Rio Madeira diminuir. Nesta sexta, o nível é de 16,21 metros.

Enquanto as obras não começam, as máquinas do DER vão continuar fazendo a manutenção da estrada de dois em dois dias para tentar melhorar o acesso e a passagem de veículos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Defesa Civil isola parte da Estrada do Belmont por risco de novos desabamentos

Defesa Civil diz estar preparada para cheia e alerta sobre situação da Estrada do Belmont

Estrada do Belmont é parcialmente interditada pela Defesa Civil de Porto Velho

Obras no Belmont devem começar nesta quarta

Motoristas bloqueiam Estrada do Belmont em Porto Velho em protesto contra aumentos de combustível

Motoristas e moradores reclamam de lama, buracos e prejuízos na Estrada do Belmont

Moradores bloqueiam Estrada do Belmont em Porto Velho

Estrada do Belmont volta a apresentar rachaduras em trecho onde foi construído muro de contenção