Ariquemes será palco da edição dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2017
Cinco cidades disputaram sediar a 11ª edição dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR): Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Presidente Médici e Vilhena. Após vistoria dos espaços, o Conselho Estadual do Desporto e Lazer (Conedel) anunciou Ariquemes como a cidade-sede para os jogos neste ano. O anúncio ocorreu na última sexta-feira (17) no auditório do Museu da Memória Rondoniense (Mero), em Porto Velho.
Esta será a primeira vez que Ariquemes receberá a competição. As edições anteriores foram realizadas em Ji-Paraná (1983 – 1986 – 2012), Cacoal (1984 – 2011), Guajará-Mirim (1985), Presidente Médici (2013) e Vilhena (2014). A segunda cidade escolhida pela comissão foi Ji-Paraná, caso Ariquemes não seja viabilizada.
Conforme a Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), o Conselho escolheu Ariquemes de acordo com o relatório dos técnicos da pasta de esporte, que no começo do mês realizaram os trabalhos de medição, vistorias e fotografias dos equipamentos esportivos das cidades inscritas. “A inspeção foi realizada por profissionais da área com o intuito de proporcionar aos atletas melhores condições”, disse Rodnei Paes, titular da Sejucel.
Os relatórios de vistorias das cidades foram apresentados para o Conedel e, segundo os fiscais, Ilmar Esteves e José Carlos, todas as cidades que competiram possuem o mínimo para realizar os jogos e deverão fazer algumas adaptações para atender à dimensão que os jogos passaram a ter.
História dos JIR
O JIR surgiu com o objetivo de dar oportunidade para atletas de alto rendimento e promover intercâmbio, integração com as práticas esportivas. A primeira edição aconteceu em 1983, com participação de 13 municípios e apenas cinco modalidades: basquete, handebol, vôlei, futsal e pedestrianismo (práticas esportivas que consiste em percorrer a pé caminhos e trilhas na natureza ou na zona urbana).
Na segunda edição, em Cacoal, 15 municípios se inscreveram. Já na terceira edição, em Guajará Mirim, as competições ocorriam em 11 modalidades. Na época, todos os municípios de Rondônia participaram. Para a cidade de Costa Marques, foram disponibilizados dois navios recreio para os atletas se deslocarem para os JIR. Após a edição em Ji-Paraná, em 1986, os jogos tiveram uma paralisação durante 25 anos.
Em 2011, o governador Confúcio Moura pediu para que fosse resgatado o evento poliesportivo. Com a volta das competições, em Cacoal, os atletas, técnicos, profissionais de educação física, gestores esportivos e os municípios renasceu a esperança para outro patamar do esporte dentro do estado.
Em 2012, Ji-Paraná realizou a competição com 12 modalidades esportivas e a participação de 15 municípios. Em 2013, Presidente Médici contou com 13 modalidades, número igual ao de Vilhena quando sediou em 2014 e colocou o JIR em outro patamar esportivo. Cacoal bateu o recorde em 2015 com 26 municípios inscritos, enquanto que no ano passado Ji-Paraná voltou a receber o JIR, se tornando a cidade com maior número de realização dos jogos, e a cidade de Cacoal se tornou hexacampeão.
Atualmente, os Jogos contam com cerca de 13 modalidades, atendendo a mais de 2.500 pessoas, envolvendo atletas, dirigentes e equipe técnica.
Veja Também
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida