Rondônia, 24 de fevereiro de 2025
Geral

AROM integra comitê de combate aos incêndios florestais em Rondônia

Por terra, céu e pelo ar. É como serão enfrentados os inúmeros incêndios das áreas rurais de Rondônia, pelas autoridades ambientais em uma força-tarefa montada pelo Corpo de Bombeiros, Ibama, Exército, Aeronáutica, Marinha, Instituto Chico Mendes, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Associação Rondoniense de Municípios. Estes órgãos formam o ‘Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais’. As estratégias de atuação começaram a ser traçadas nesta terça,17, em Porto Velho.

Na primeira reunião do Comitê, os participantes expuseram o grau de dificuldade para o enfrentamento, diante da complexidade dos incêndios. O Tenente Coronel Ginival, do Corpo de Bombeiros, explica que a prioridade está no município de Cujubim, onde há maior concentração de focos de queimadas. Ele informou que as operações são, ao mesmo tempo, preventivas e de combate. Isto porque, pretende-se evitar a superlotação de hospitais, com o iminente risco de caos no setor da saúde pública.

De acordo com o coordenador do Previ-fogo/Ibama, Roberto Fernandes, as operações contarão com a ajuda de técnicos especializados de Brasília, que trarão equipamentos de ponta, para conter queimadas de longa escala. Segundo Roberto, as causas dos incêndios estão ligadas à baixa umidade relativa do ar, a alta temperatura e, principalmente, a possibilidade de impunidade, por parte dos proprietários ou invasores das áreas impactadas.

Da reunião, ficaram definidas as medidas de atuação, com a mobilização de um efetivo de brigadistas, que serão constituídos pelos órgãos participantes. Segundo o representante da AROM, Caio Bispo, os municípios serão informados das operações. Bispo informou ainda que, o comitê contará com o apoio logístico das prefeituras no que diz respeito ao transporte de pessoal, alimentação, entre outras ajudas possíveis.

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

MPF recomenda que escolas públicas de Rondônia exijam carteira de vacinação de estudantes no ato da matrícula

Agevisa alerta sobre cuidados com transmissão de doenças virais no Carnaval

TCE-RO detecta melhorias, mas diz que UPAs de Porto Velho ainda têm problemas

Secretaria proíbe estacionamentos de veículos em locais de Carnaval e alerta para remoções

AddThis Website Tools