Rondônia, 19 de janeiro de 2026
Geral

AROM propõe ao Estado medida para evitar prejuízos a alunos rurais

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) vai propor ao Governo do Estado que transforme em ação continuada o serviço de transporte escolar prestado pelas prefeituras. A medida visa evitar o prejuízo aos alunos das zonas rurais que em todos os inícios de ano perdem até 60 dias de aula. A proposta será colocada em discussão em reunião na próxima quarta-feira,16, entre prefeitos, secretários municipais, secretários estaduais e o governador Confúcio Moura. A informação foi passada pelo presidente da entidade, prefeito Laerte Gomes.



Plano Futuro

O gestor salientou que os 52 municípios de Rondônia enfrentam problemas com o transporte de alunos. “Todos têm uma área rural muito extensa. Na reunião, nós estaremos apresentando essas peculiaridades ao secretário de Educação do Estado, Júlio Olivar e ao governador, para que possamos solucionar de vez isso, evitando transtornos até para os professores, que começam lecionado aos alunos da zona urbana em fevereiro e aos da zona rural em maio ou junho”, disse. Laerte Gomes enfatizou que a AROM acredita que, caso uma saída seja encontrada na reunião, a questão será resolvida já para o próximo ano de 2012.

Plano Futuro

Na entrevista, o presidente da AROM informou que o governador Confúcio irá à reunião com os prefeitos acompanhado da secretária de Ação Social Claudia Moura, para explanar sobre o projeto “Plano Futuro”. Laerte disse que, para a associação, a iniciativa de complementar a renda de quase 300 mil rondonienses abaixo da linha da miséria é muito importante. Entretanto, ele ponderou: “Quando agente fala em miséria, não significa só a fome, mas também violência sexual, trabalho infantil, falta de habitação e as drogas”. Segundo o prefeito, os municípios estão dispostos a colaborar com o Estado no programa.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça mantém prisão de acusado de roubar moto e joias de entregador

Faculdades de Medicina em Rondônia ficam com piores desempenhos no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica

UBS Pedacinho de Chão amanhece com farmácia fechada

Profissionais da construção civil estão entre os mais vulneráveis a choques elétricos; Energisa reforça orientações de segurança