Rondônia, 02 de fevereiro de 2026
Geral

As mulheres transgêneros e transexuais sob perspectiva da Lei Maria da Penha é tema de palestra em seminário LGBTI

“As mulheres transgêneros e transexuais sob a perspectiva da Lei Maria da Penha” foi o tema da palestra proferida pelo Promotor de Justiça da 35ª Promotoria de Justiça (Violência Doméstica contra a Mulher), Héverton Alves de Aguiar, na noite de segunda-feira (24/06), no Seminário de Orgulho LGBTI, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Rondônia),por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE-RO).

O evento lembra a revolta de Stonewall, que ocorreu em um bar gay, chamado Stonewall Inn, na cidade de Nova York, na madrugada do dia 28 de junho de 1969, e é vista como um marco na luta pelos direitos dos homossexuais.

Na palestra, o Promotor de Justiça abordou a legislação específica acerca do tema, decisões dos tribunais superiores, bem como a falta de conhecimento, da comunidade LGBTI, dos direitos a eles conferidos. Ressaltou os baixos números de comunicações de crimes praticados contra essa comunidade, atribuindo tal fato à vergonha de se expor. Afirmou, ainda, que quando a comunidade LGBTI registra uma ocorrência são encaminhadas às varas comuns, não lhes sendo conferido o devido atendimento.

O Seminário ocorre no auditório da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifro), em Porto Velho, das 19 às 22 horas, e prossegue até a sexta-feira (28/6).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura notifica empresa e suspende taxa de estacionamento na rodoviária

Últimos detalhes são definidos para os desfiles dos blocos de rua na capital

Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra