Assinado o acordo para a implantação da Infovia Rondônia
O Governador do estado de Rondônia, Confúcio Moura, e o presidente da empresa Telecomunicações Brasileira S.A (Telebrás) assinaram o Termo de Ajustes, que especifica as diretrizes e as respectivas linhas de ações entre cada parte constante do acordo de Cooperação Técnica para incremento do projeto Infovia Rondônia. A solenidade aconteceu na manhã de quinta-feira (18/07), no salão de conferências do Golden Plaza Hotel, e contou com as presenças do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; do senador da República, Acir Gurgacz; do Vice-Prefeito do município de Porto Velho, Dalton Di Franco e da vereadora Ana Maria Negreiros, como representante da presidência da Câmara Municipal de Porto Velho. Muitas autoridades civis e militares, representantes da imprensa e outros convidados também compareceram ao ato de acordo, que estabelece investimentos por parte do Governo Estadual e da Telebrás, assim como, também, cooperações entre os governos federal, estadual e municipal.
O Projeto é importante para o estado e para o município de Porto Velho, por causa do grande alcance das ações. Trata-se de um trabalho de parceria que envolve as diversas esferas da administração pública, que passam a poder operar com maior integração, devido à velocidade nas transmissões de dados e na otimização da comunicação. Para Porto Velho significa também uma grande oportunidade de agilizar o trabalho em rede entre seus órgãos administrativos e isso, certamente, pode favorecer a integração das ações e dos serviços da gestão pública, afirmou o Vice-Prefeito.
De acordo com o senador Acir Gurgacz, a Infovia também é importante para a população, pois a Internet poderá ser oferecida pela metade do preço que é cobrada atualmente e com uma qualidade muito maior. Também destacou a importância da Infovia para as escolas públicas. Oportuniza às escolas estarem interligadas com esse novo sistema. Isso é um avanço, sobretudo, para as nossas crianças. O acesso à informação é imprescindível para o desenvolvimento intelectual de nossos jovens, destacou.
O ministro Paulo Bernardo apresentou a Infovia como um processo que deve chegar a todos os municípios rondonienses e ao estado do Acre, contudo, isso deve acontecer numa segunda etapa do processo de integração, por enquanto, os cabos de fibra ótica que saem da capital federal, e que serão interligados com os que provêm do estado de Rondônia, atenderão a doze municípios. Nessa etapa do projeto, a implantação da internet de alta velocidade (banda larga) totalizará 230 km de rede interconectada.
Veja Também
Denunciados na Operação “Cruciatus” são condenados
Mais de 60 famílias do Morar Melhor recebem geladeiras e ventiladores econômicos da Energisa