Rondônia, 04 de maio de 2024
Geral

Assistência social integrada a esporte inclui terceira idade



Ele esteve recentemente no centro, onde foi lançado pela prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, o projeto Viver Ativo – Porto Velho cuida de você, que oferece aos idosos exercícios físicos orientados através da recreação. Idoso inclui hidroginástica, dança, ginástica localizada, avaliação física etc.

Além de ser um dos mais idosos entre os 350 atendidos pelo CCI, o quase nonagenário Francisco lembra que, depois de dar sua contribuição como ex-pracinha, como é conhecido também o antigo soldado da borracha, “agora é hora de descansar e aproveitar o convívio social da melhor maneira possível”.

Ele esteve recentemente no centro, onde foi lançado pela prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, o projeto Viver Ativo – Porto Velho cuida de você, que oferece aos idosos exercícios físicos orientados através da recreação. Idoso inclui hidroginástica, dança, ginástica localizada, avaliação física etc.

Atualmente os assistidos pelo Rosalina Gomes têm, além de hidroginástica, fisioterapia, terapia ocupacional, além de integrar grupos de dança, coral e teatro – aliás, a animação do lançamento do Viver Ativo foi por conta do grupo de carimbó, dança típica do Pará.

Sem depressão

Luci Maria Rodrigues da Silva Sousa, que administra o centro, explica que, além da integração social, estimula-se a qualidade de vida para a terceira idade através da atividade física. “Percebemos que nossas ações vão muito mais além, evitando que as pessoas se tornem depressivas. A proposta da prefeitura, através da ação social e do esporte, é garantir às pessoas envelhecimento com qualidade de vida”.

Segundo a gestora, os assistidos têm idade entre 60 anos e 90 anos que participam ativamente da agenda do CCI Rosalina Gomes como também do Recanto do Vovô e da Vovó, no bairro Agenor de Carvalho, também na zona leste de Porto Velho. A convivência e a integração são elementos fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo em grupo, o que gera outros relacionamentos, inclusive casamentos.

Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Vanusa Soares, as atividades do Rosalina Gomes, como das outras unidades do gênero, “são fundamentais que, além do idoso, também se busque a participação de sua família, especialmente a partir de agora, com a inclusão do esporte”.

Também presente ao lançamento do Viver Ativo, Iranete Moraes, chefe da divisão de Assistência Social do Ipam – Instituto de Previdência do Servidor Municipal – lembrou que a entidade trabalha para integrar suas ações às da Semasf e da Semes, como unir seus grupos de aposentados, integrando-os ao CCI.

Ivonete Gomes, titular da Semes, diz que o projeto Viver Ativo – Porto Velho cuida de Você foi pensado para atender, até dezembro deste ano, a 856 idosos cadastrados, nos períodos da manhã e da tarde, “oferecendo qualidade de vida e livrando-os da depressão em três polos, entre eles Cras Dona Cotinha, (zona sul), Clube de Mães do Esperança da Comunidade (região leste).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Unimed diz que está implementando nova classificação de risco e fez novas contratações

Complexo da EFMM será reaberto para a população neste sábado

Vídeo: usuários denunciam caos na emergência da Unimed em Porto Velho, com espera por triagem de mais de duas horas

Mulher que teve 100% do corpo queimado em explosão segue em estado gravíssimo; filho já está andando