Rondônia, 05 de maio de 2024
Geral

Associação aponta que Rondônia têm 13,4% das residências conectadas à rede de esgoto

Os desafios do saneamento ambiental foram tema de um ciclo de debates organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), nesta segunda-feira (23) em Porto Velho. Segundo dados da Abes, Rondônia tem apenas 13,4% das residências conectadas à rede de esgoto.

Segundo o presidente da Abes Rondônia, César de Oliveira, o foco é “o que foi colocado em prática após os 10 anos da Lei do Saneamento 11.445/2007. Estudos da própria associação mostram que Rondônia tem 47,6% de cobertura de abastecimento de água, e de esgotamento sanitário, apenas 13,4% das residências estão conectadas à rede coletora.

As informações têm como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anualmente. O levantamento da Abes foi apresentado na palestra do presidente nacional da entidade, Roberval Tavares de Souza, e o relatório completo com os dados por grandes regiões e unidades da federação está disponível no site da Abes.

“Somos o penúltimo estado a receber a palestra, que já passou pela maioria das capitais do país. Uma das nossas temáticas é o debate sobre a melhor solução para o problema: se privatizar o sistema ou manter o atendimento público. Estamos avaliando o que mudou após a lei, o que realmente avançou”, afirma o presidente da Abes Rondônia.

Em Rondônia, de acordo César Oliveira, “o saneamento existe nas cidades de Guajará-Mirim, Seringueiras - que está construindo, Presidente Médici- que já tem o centro de tratamento de esgoto, Espigão do Oeste está caminhando, mas ainda temos uma longa jornada pela frente”.

O presidente da associação no estado diz que a ideia é compilar as informações debatidas em todas as reuniões do ciclo, e gerar um documento que deve ser passado para as autoridades e também para fins de consulta e pesquisas. Participaram do evento acadêmicos, autoridades, professores, representantes do Sindicato dos Engenheiros Sanitários, a própria Abes.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Unimed diz que está implementando nova classificação de risco e fez novas contratações

Complexo da EFMM será reaberto para a população neste sábado

Vídeo: usuários denunciam caos na emergência da Unimed em Porto Velho, com espera por triagem de mais de duas horas

Mulher que teve 100% do corpo queimado em explosão segue em estado gravíssimo; filho já está andando