Rondônia, 28 de dezembro de 2024
Geral

Associação aponta que Rondônia têm 13,4% das residências conectadas à rede de esgoto

Os desafios do saneamento ambiental foram tema de um ciclo de debates organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), nesta segunda-feira (23) em Porto Velho. Segundo dados da Abes, Rondônia tem apenas 13,4% das residências conectadas à rede de esgoto.

Segundo o presidente da Abes Rondônia, César de Oliveira, o foco é “o que foi colocado em prática após os 10 anos da Lei do Saneamento 11.445/2007. Estudos da própria associação mostram que Rondônia tem 47,6% de cobertura de abastecimento de água, e de esgotamento sanitário, apenas 13,4% das residências estão conectadas à rede coletora.

As informações têm como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anualmente. O levantamento da Abes foi apresentado na palestra do presidente nacional da entidade, Roberval Tavares de Souza, e o relatório completo com os dados por grandes regiões e unidades da federação está disponível no site da Abes.

“Somos o penúltimo estado a receber a palestra, que já passou pela maioria das capitais do país. Uma das nossas temáticas é o debate sobre a melhor solução para o problema: se privatizar o sistema ou manter o atendimento público. Estamos avaliando o que mudou após a lei, o que realmente avançou”, afirma o presidente da Abes Rondônia.

Em Rondônia, de acordo César Oliveira, “o saneamento existe nas cidades de Guajará-Mirim, Seringueiras - que está construindo, Presidente Médici- que já tem o centro de tratamento de esgoto, Espigão do Oeste está caminhando, mas ainda temos uma longa jornada pela frente”.

O presidente da associação no estado diz que a ideia é compilar as informações debatidas em todas as reuniões do ciclo, e gerar um documento que deve ser passado para as autoridades e também para fins de consulta e pesquisas. Participaram do evento acadêmicos, autoridades, professores, representantes do Sindicato dos Engenheiros Sanitários, a própria Abes.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Confira calendário de feriados e pontos facultativos para 2025 em Rondônia

Bradesco é condenado a pagar R$ 100 mil por discriminação salarial em Porto Velho

Justiça determina cancelamento do mega réveillon no complexo da Madeira Mamoré

Fiscalizações no transporte de passageiros são intensificadas nos terminais rodoviários do estado