Atletas do Talentos do Futuro passam por testes de aptidão física
Até a sexta-feira (18), crianças e adolescentes do Programa Talentos do Futuro vão passar por avaliações médicas em Porto Velho, durante testes de aptidão física que fazem parte da preparação para a Copa Zico de Futebol, que será realizada de 30 de novembro a 14 de dezembro.
Na capital rondoniense, os testes que iniciaram na quarta-feira (16), acontecem no ginásio de esportes Eduardo Lima e Silva (Dudu), na zona Sul, e nas unidades de saúde dos bairros Socialista e Esperança da Comunidade (zona Leste), além da unidade do Nacional, região Norte da cidade.
O professor Marcus Arturo, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes) é quem coordena as avaliações no Ginásio Dudu. Ele disse que se trata de um teste completo, com exame antropométrico (altura e peso), aferição da pressão arterial, do índice de glicemia e acompanhamento médico para saber se o atleta está em condição de suportar o ritmo dos jogos.
“Esse teste de aptidão física é obrigatório para participar da Copa Zico. Nós precisamos saber se as crianças estão em condições físicas apropriadas para suportar um sistema de jogo bastante corrido, com manhãs e tardes de muito calor”, explicou.
Ele ainda acrescentou que o resultado da avaliação será anexado ao restante da documentação de cada atleta para formalizar a inscrição para o campeonato de futebol.
Parceria
Todo trabalho está sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) que disponibilizou equipes de profissionais para atender em todos os pontos de avaliações na capital e nos distritos da BR e baixo Madeira.
A coordenadora do Programa Hiperdia da Semusa, Soraya Dalboni, destacou a parceria com a Semes na avaliação dos atletas. Além de médicos, disse que o município disponibiliza exames de eletrocardiograma a quem necessitar, o que proporciona mais segurança e tranquilidade aos pais.
“Em caso de alguma alteração nos exames, o próprio médico vai encaminhar a criança para avaliação específica nas nossas unidades de saúde. Caso seja necessário, as que apresentaram intercorrência continuarão sendo acompanhadas nas nossas unidades de saúde”, completou.
Saúde e Esporte
Pai do atleta Arthur Souza, de 12 anos, que também faz parte do Talentos do Futuro, Ademar José Martins disse que a expectativa em relação a Copa Zico é muito grande e elogiou os organizadores, especialmente pelo cuidado com a saúde dos garotos.
“É a primeira vez que a gente vê uma organização dessa, as crianças sendo avaliadas por uma equipe médica. Desse jeito as crianças estarão aptas para praticar o esporte, cuidando da saúde, que é o que a gente espera, esporte e saúde andando juntos. Isso é muito importante”, comentou.
Horários
Os testes estão sendo realizados pela manhã e à tarde, das 8h às 12h e das 14h às 18h no Ginásio Dudu, na av. Jatuarana com rua Luiz Schulze, bairro Cohab, zona Sul; na Unidade de Saúde Ernandes Índio, na av. Mamoré, nº 5002, bairro Esperança da Comunidade, zona Leste; Unidade de Saúde Socialista, à rua Mané Garrincha, também na zona Leste e Unidade de Saúde Ronaldo Aragão, na Estrada do Belmont, nº 2044, bairro Nacional, zona Norte de Porto Velho.
A Copa Zico é uma iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, coordenada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes). Ao todo, 896 alunos matriculados no Programa Talentos do Futuro vão participar da competição.
Veja Também
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida
Comissão eleitoral manda cessar ataques de advogado que difundiu ódio contra a chapa 10