Ator do filme Carandiru confirma presença no Fest Cineamazônia 2009
Outro artista de renome nacional confirmado para o Fest Cineamazônia 2009 é o ator Luiz Carlos Vasconcelos, que viveu o papel do médico Dráuzio Varela, no filme Carandiru (2003). Vasconcelos vem para ministrar uma oficina de Técnicas de Palhaço O tempo Cômico, durante a realização do festival, que acontecerá de 7 a 12 de dezembro, em Porto Velho. A oficina busca atingir atores, pesquisadores do corpo e estudantes de artes circenses. A experiência do artista vai enriquecer o talento dos profissionais que atuam em Rondônia e Acre, diz Jurandir Costa, organizador do Festival.
Como diretor, adaptou e montou Vau da Sarapalha, um conto de Guimarães Rosa, tendo percorrido o Brasil e outros países com o espetáculo. Recebeu diversos prêmios, inclusive o Prêmio da Associação internacional de Críticos de Teatro (AICT/1994). A peça está em cartaz há 15 anos, mantendo o sucesso de público.
Natural da Paraíba, Luiz Carlos Vasconcelos se consagrou como o palhaço Xuxu, personagem que o acompanha há 30 anos, tendo se apresentado em quase todo o Brasil, além da América Latina, Europa e Ásia. Em 1978 fundou a Escola Piollin de João Pessoa para a formação de artistas circenses. Realizou estudos no Laboratório Internacional de Atores do Odin Teatret, da Dinamarca, entre 1988 e 1989.
Como diretor, adaptou e montou Vau da Sarapalha, um conto de Guimarães Rosa, tendo percorrido o Brasil e outros países com o espetáculo. Recebeu diversos prêmios, inclusive o Prêmio da Associação internacional de Críticos de Teatro (AICT/1994). A peça está em cartaz há 15 anos, mantendo o sucesso de público.
Realizou o Iº Festival de Palhaços da Paraíba em 1983; o II Encontro de Palhaços Aberto aos Mateus e Catirinas da Região em 1997, e O Riso da Terra Feira de Arte Popular Cômica / Encontro mundial de Palhaços / Fórum do Riso em 2001.
Luiz Carlos estreou como ator de cinema interpretando o cangaceiro Lampião, no filme Baile perfumado, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas (1997). Pela atuação nesse filme ganhou o prêmio de melhor Ator Coadjuvante da Associação de Críticos de Arte de São Paulo (APCA). Em 1999, fez um dos papéis principais em O Primeiro Dia, de Daniela Thomas e Walter Salles, pelo qual volta a ganhar o APCA de Melhor Ator de Cinema. Outro destaque no cinema veio em Eu, tu, eles, de Andrucha Waddington, selecionado para a mostra Um certo olhar do Festival de Cannes de 2000 e pelo qual recebe, pela terceira vez, o prêmio de melhor ator de cinema da APCA.
Ainda no cinema pôde ser visto no papel do brincante Salustiano em Abril Despedaçado de Walter Salles e no longa Carandiru, de Hector Babenco, em que interpreta o médico Dráuzio Varela; e na tevê como o malandro Pé-de-Vento da minissérie "Pastores da noite", adaptada da obra de Jorge Amado. Fez participação especial na novela Senhora do Destino de Aguinaldo Silva, e participou da série Carandiru Novas Histórias.
Em 2006 participou dos filmes MUTUM de Sandra Kogut, protagonizou O Romance do Vaqueiro Voador de Manfredo Caldas, Andar as Vozes de Eliane Café, e atuou como ator convidado, da série de TV A Pedra do Reino de Luiz Fernando Carvalho. Em 2007 protagonizou o filme O Homem Mau Dorme Bem de Geraldo Morais e atuou na série de TV Queridos Amigos de Denise Saracene.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes