Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Audiência Pública sobre expansão da zona portuária alcança sua finalidade

O Vice-presidente da Fecomércio Rondônia, Gladstone Frota, juntamente com os conselheiros Hélio Natori, Fernando Casal e Abraão Viana, estiveram presentes na manhã desta sexta-feira (22), na Câmara de Vereadores, durante Audiência Pública que tratou sobre a Expansão da Zona Portuária do Belmont, melhoria da mobilidade urbana, além da manutenção e expansão de empresas contribuintes instaladas no município.

A Audiência foi conduzida pelo presidente da casa vereador Edwilson Negreiros, acompanhado dos vereadores Pastor Sandro, Joelna Holder e do secretário Municipal de Regularização Fundiária-SEMUR, Edemir Monteiro, entre outras autoridades e representantes de empresas do Belmont.

Após a abertura dos trabalhos o Engenheiro e empresário Francisco Carvalho destacou sobre um projeto para a Zona Portuária do Belmont, onde estão presentes 26 empresas que recolhem por ano mais de R$ 1 bilhão para o Estado e cerca de R$ 160 milhões para o Município de Porto Velho.

Foi solicitada pelas empresas uma solução para os problemas fundiários e de infraestrutura que, segundo elas, estão a mais de 30 anos sem solução. O secretário Edemir Monteiro disse que já existe uma proposta inicial diferente no Plano Urbano da cidade, o qual não poderia alterar mais por estar, tecnicamente fechado, porém, que o assunto poderia ser tratado pela Câmara na sua tramitação. Depois de sua fala o presidente Edwilson Negreiros disse que, com certeza, o problema receberia a atenção que merece dos vereadores e que, na sua gestão, sempre procurou facilitar a vida das empresas por considerar essencial para o futuro da cidade. Edwilson se comprometeu a tratar com urgência, o pedido feito pelos empresários.

Também fez uso da palavra o presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia – SOPH, Amadeu Hermes Santos da Cruz, que frisou a importância do Porto do Pecém no Ceará como exemplo, ressaltando a necessidade de se agir com presteza na solução de problemas.

Segundo ele, “a falta de definição da zona portuária é um problema de extrema gravidade e que afeta o futuro de Porto Velho e do próprio Estado de Rondônia”, daí, aplaudir e afirmar que “O presidente está fazendo história resolvendo, como já resolveu, a questão de Portochuelo, e, agora, o da Zona Portuária. É uma questão vital para a cidade, para as pessoas, pois, facilitar a vida das empresas é gerar empregos, o que necessitamos muito no momento atual”.

Em nome da Fecomércio, o vice-presidente Gladstone Frota, disse que lamenta que um problema como este, que afeta tantas empresas importantes para a economia estadual somente, agora, estivesse sendo amplamente discutido. "Nossa entidade está sempre a favor do desenvolvimento do Estado. Parabenizamos essa casa de leis em nome do presidente Edwilson Negreiros, pelo trabalho em prol do futuro do município de Porto Velho. Podem contar com o apoio do Sistema Fecomércio”, finalizou Gladstone Frota.


SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6