Aumenta a captura de animais peçonhentos às margens do Madeira
Todos os anos, durante o inverno amazônico, as casas às margens do Rio Madeira são invadidas por diversos tipos de animais peçonhentos. Segundo o Corpo de Bombeiros da Capital, 90 animais foram capturados este ano durante a cheia do rio. Esse número cresceu em 40% em relação ao mesmo período do ano de 2007. São jacarés, aranhas, escorpiões e cobras, que chegam a uma média de captura de um animal por dia.
As alternativas de solução apresentadas pelo Corpo de Bombeiros são o combate ao desmatamento e a retirada dos moradores dos principais bairros atingidos pela enchente do Rio Madeira, garantindo assim a segurança e saúde da população e respeitando o bioespaço dos animais. Os bichos capturados são devolvidos ao habitat natural em áreas afastadas da cidade.
O Corpo de Bombeiros alerta à comunidade para o caso de aparecimento de animais nas residências em nunca tentar fazer a captura por conta própria, mas imediatamente buscar ajuda através do telefone 193, do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop).