Autoescolas de Rondônia já contam com simulador de direção para aulas práticas
Após várias tentativas de postergar a obrigatoriedade de possuir um simulador de direção veicular por conta, inclusive, do alto valor, os centros de formação de condutores de Rondônia (CFCs) conseguiram, por meio de comodato com os fornecedores, trazer o equipamento e disponibilizá-lo para os futuros motoristas. O estado de Rondônia é um dos últimos a cumprir a determinação da Resolução n.º 543/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O aluno precisa ter cinco horas-aula no simulador e o custo da habilitação se torna mais oneroso para o cidadão. “Com isso os fornecedores e Detrans foram amenizando um pouco situação e nós aqui publicamos uma portaria de uso compartilhado. A autoescola que não investiu com o equipamento não cobra pelo serviço, mas encaminha o aluno para o estabelecimento que tem e, com isso, teremos centros de simulação”, esclarece Acássio Figueira, diretor de habilitação do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran).
Mais recentemente, as empresas juntamente com os fornecedores, acordaram em trabalhar com regime de comodato. “Eles estão equipando alguns centros equipados com os simuladores, e parte do que for arrecadado com o equipamento vai para o fornecedor. Então todos já estão se adequando e logo teremos todas as empresas com atendimento regular”, conclui o diretor de Habilitação do Detran.
Segundo a presidente do Sindicato das Autoescolas e Centro de Formação de Condutores de Rondônia (Sindar), Solange Couto, em Porto Velho foi organizado um centro onde todos os equipamentos ficam a disposição dos alunos. “É um local para todas as autoescolas praticarem as aulas. Já temos quatro simuladores e vão chegar mais dois e cada aluno cumpre a carga horária determinada”, diz Solange.
No início deste ano, após várias liminares, suspensões, o Contran que é obrigatório o uso do simulador de direção veicular nas autoescolas para quem vai tirar carteira de motorista e dirigir carros de passeio, na categoria B. Os motoristas que vão adicionar à habilitação a categoria B também devem ter aulas no simulador.
Veja Também
Autoescolas de Rondônia terão que se adaptar para inclusão de simulador veicular
Autoescolas de Rondônia têm até 31 de março para adotar aulas práticas com simulador veicular
Liminar suspende simulador de direção em Rondônia
Justiça mantém demissão de servidora que adulterava dados do sistema do Detran
Detran de Rondônia deve notificar mais de 500 motoristas sobre suspensão do direito de dirigir