Banco de Leite do Hospital de Base abre o Agosto Dourado atendendo a mais de 1,4 mil mães
O Agosto Dourado começou em Porto Velho. Há vinte anos, no início deste mês o mundo todo promove ações voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Agora, a campanha dura o mês inteiro.
“Começamos mais uma campanha, e convidamos as mães sempre prontas a doar que voltem a fazê-lo para reforçar o estoque”, apelou hoje (7) a coordenadora do Banco, enfermeira Edilene Macedo Cordeiro.
Por inspiração e apelo da Organização Mundial de Saúde (OMS), diversas organizações governamentais e não governamentais, comunidades científicas e populares, grupos religiosos e tantos outros se mobilizam para promover, proteger e apoiar a amamentação.
“Começamos mais uma campanha, e convidamos as mães sempre prontas a doar que voltem a fazê-lo para reforçar o estoque”, apelou hoje (7) a coordenadora do Banco, enfermeira Edilene Macedo Cordeiro.
Durante todos os meses do ano, o leite doado atende somente bebês prematuros de alto risco e de baixo peso. Essa prioridade é mantida.
Conforme explicou a enfermeira, o Agosto Dourado estimula a divulgação do ato da campanha e a presença de profissionais de saúde ao lado das mães. “Desta maneira, elas podem amamentar felizes, com o mínimo de intercorrências possíveis”, observou.
CUIDADOS COM ALIMENTAÇÃO
As normas são simples e de resultados geralmente eficazes: mães não precisam deixar de comer aquilo que estão acostumadas. “Elas podem, sim, evitar gordura, refrigerante, achocolatado, dando preferência a alimentos saudáveis”, comentou Edilene Cordeiro.
Em resumo, na fase de amamentação, poderão comer o básico [arroz, feijão, salada e frutas], beber água e sucos naturais, sem a necessidade de aumentar o volume de calorias – quinhentas por dia. “Bastam um bife no almoço e outro no jantar”, exemplifica.
MANEJO
O Banco de Leite ampara mães em dificuldade de amamentação. Elas são orientadas para o manejo clínico, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Nós orientamos todas elas e oferecemos consultas especializadas nas áreas médica, de enfermagem e nutrição”, disse a coordenadora.
Há muitos casos de mamilos fissuradas, lesões mamárias e dores diversas.
Segundo Edilene Cordeiro, a amamentação começa ainda na primeira meia hora após o parto, entretanto, apenas a metade de todos os recém-nascidos no mundo colhe os benefícios da amamentação imediata.
EFEITOS PRÁTICOS
►Os benefícios da prática do aleitamento materno para mãe/bebê são fisiológicos, psicológicos, socioeconômico e culturais.
► Isoladamente, sabe-se que a amamentação é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de 13% das crianças menores de cinco anos em todo o mundo por causas previníveis. O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que seis milhões de crianças por ano.
► O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais. Sua superioridade orgânica o torna de melhor digestibilidade.
Veja Também
Mães de leite contam experiência de doar amor e vida através do leite materno
Praça das Três Caixas d’Água recebe feira de artesanato e gastronomia no final de semana
Prefeitura de Porto Velho vai inaugurar nova rodoviária no dia 20 de dezembro
Sindeprof apresenta proposta de tabelas salariais durante assembleia geral de servidores municipais