Rondônia, 13 de janeiro de 2025
Geral

Banco de sangue da capital precisa de mais doações

Depois do fim de semana prolongado devido o feriado de segunda-feira, o banco de sangue de Porto Velho está com os estoques baixos para atender à demanda da capital e região. Segundo a socióloga e chefe do Departamento de Serviço Social da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), Nelci Cordeiro, espera-se que, por dia, pelo menos 100 pessoas doem sangue.

Nesta quarta-feira, apenas 44 pessoas foram ao Fhemeron, localizado na Avenida Jorge Teixeira – ao lado do Hospital de Base Ary Pinheiro, mas apenas 33 doadores foram aprovados pela triagem. As demais não estavam dentro dos padrões necessários para a doação. “Hoje nós só temos 88 bolsas de sangue O + (positivo), que é o mais comum, mas precisaríamos ter pelo menos 95 bolsas para atender à demanda de três dias”, disse Nelci Cordeiro.

Segundo o sistema de mapeamento diário de estoques e doações, o tipo doador universal, O – (negativo), também está em baixa, com apenas 19 bolsas no estoque. “Nós convidamos a todos a doar e ajudar a salvar vidas através da doação de sangue”, finalizou a socióloga. A Fhemeron atende de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h15, e aos sábados das 8h ao meio-dia.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Começam as ações para aumentar número de doadores de órgãos em Rondônia

Número 192 está temporariamente inoperante em Porto Velho; veja como acionar

Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho

Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia