Banco de sangue de Porto Velho alerta para baixo estoque e convida população a fazer doação

O Banco de sangue da Fundação Hemeron (Fhemeron) em Porto Velho está com o estoques crítico em relação às bolsas de sangue. A preocupação maior dos profissionais da área é a proximidade com as festas momescas, quando há ainda maior necessidade de estoque para atender à demanda.
O tipo AB+ conta no estoque com 13, quando a quantidade satisfatória seria de 20. O A- (negativo) conta com apenas uma bolsa, quando deveria ter pelo menos 10. E o B- (negativo) é o único que possui cota de estoque satisfatória de 13 bolsas.
Além delas, o estoque do O- (negativo), que é doador universal e atende aos bebês recém nascidos de até quatro meses de vida, só conta com 14 bolsas, quando seriam necessárias pelo menos 25. Para o B+ (positivo), que o estoque ideal seria de 50, o total do dia é de 38 bolsas.
O tipo AB+ conta no estoque com 13, quando a quantidade satisfatória seria de 20. O A- (negativo) conta com apenas uma bolsa, quando deveria ter pelo menos 10. E o B- (negativo) é o único que possui cota de estoque satisfatória de 13 bolsas.
A biomédica da Fhemeron convida a toda a população para doar. “Não devemos deixar para amanhã, porque amanhã pode ser você precisando ou um parente seu. Essa consciência é muito importante e salva vidas”, declarou Deisiane. “Nós abastecemos a todos os hospitais particulares da cidade, além do João Paulo II, Hospital de Base e Cosme e Damião. O ato de solidariedade é o que pode fazer a diferença”, completou.
As regras básicas para doação indicam que mulheres podem doar três vezes ao ano, respeitando o intervalo de 90 dias, e os homens podem doar quatro vezes por ano, com intervalo de 60 dias entre cada doação. As doações podem ser feitas por pessoas a partir de 18 até 69 anos de idade, e os menores a partir de 16 anos podem também doar, desde que tenham autorização dos responsáveis.
Os requisitos básicos são: estar em boas condições de saúde; Pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
O Fhemeron na capital está localizado na Avenida Jorge Teixeira (próximo ao Hospital de Base Ary Pinheiro, no Bairro Industrial. O atendimento é das 7h15 às 18 horas, sem intervalo para almoço. Aos sábado o atendimento é feito através de agendamento de grupos ou em campanhas, e para mais informações está disponível o Serviço de Atendimento ao Doador 0800 642 5744 (ligação gratuita).
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes