Rondônia, 27 de dezembro de 2024
Geral

BANZEIROS - Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia

PALANQUE


PARABÉNS

O Douglas Santos completa mais um aniversário hoje e afirma que não é mais criança. Dizendo ele.

++++
PARABÉNS

O Douglas Santos completa mais um aniversário hoje e afirma que não é mais criança. Dizendo ele.

++++
9.3

Comemoramos os 93 anos de instalação do município de Porto Velho com um café regional no Mercador Central. A Mar, para manter a tradição, comeu uma tapioca com leite de castanha. Eu, mas heterodoxo, preferi tapioca com “ovos”.

++++
GUAPINDAIA

O primeiro intendente de Porto Velho nasceu no Maranhão, na cidade de Brejo, no dia 27 de outubro de 1873. O major Fernando Guapindaia de Souza Brejense chegou a Manaus no início do Séc. XX e também participou dos trabalhos da Comissão Rondon, pelo 48° Batalhão de Engenharia, no trecho Mato Grosso – Amazonas. Quando assumiu a Intendência de Porto Velho já estava reformado, deixando a cidade a que deu as primeiras formas urbanas no inicio de 1917, tendo falecido em São Luiz – MA, em 1929. Obrigado ao senhor Esron P. de Menezes – “Retalhos para a História de Rondônia” – 2001.

++++
TRILHA – ESPECIAL

As músicas que nos embalam e inspiram hoje estão no disco “Porto das Esperanças”, de 1995, com o que de melhor há e houve na música de Porto Velho. Destaques para as faixas “Rondoniana” e “Aceiro”.

++++
CURSOS

O programa Sala Vip, a ser apresentado logo mais ao meio dia na Rádio Vitória Régia, trará uma entrevista com o diretor de Contratos da Construtora Odebrecht, José Bonifácio Pinto. Ele falará aos ouvintes do Léo Ladeia sobre os cursos que a empresa oferecerá para a qualificação e requalificação de pessoas para trabalharem em obras já existentes e que vão ocorrer em Porto Velho. Imperdível.

++++
PESCANDO E ANDANDO

Numa das campanhas eleitorais na qual trabalhei, o candidato tentava convencer uma senhora a votar nele dizendo que, se eleito, trabalharia para a abertura de novas empresas e na conseqüente oferta de postos de trabalho. Ao final, concluía: “Eu não quero dar o peixe, quero ajudar a ensinar a pescar, para a senhora ter peixes sempre...”. Antes que a frase fosse concluída, a mulher interrompeu: “Precisa não, sinhô. Nóis já sabe pescá e pesca toda sexta-feira no Candeias...”

++++
VÂNDALOS

Não bastasse a cidade ser mal sinalizada, ainda existem alguns filhos d’algo que saem à noite quebrando o pouco que existe. Nesta madrugada um destes filhos de uma que roca e fuça derrubou a placa de sentido proibido, também conhecida como contramão, na esquina de Paulo Leal com Tenreiro Aranha.

++++
FRASE

“Os ecologistas são pessoas que não evoluíram para ambientalistas. Uns só pensam na natureza, os outros pensam nos aspectos sócio-econômico e ambientais”. Professor Ivo Benitez, Subprocurador- Geral de Justiça de Rondônia, colocando os pingos nos “is”.

++++
FALANDO NISSO

O Ministério Público de Rondônia, como instituição, mudou de postura e tem hoje uma atuação pontuada por iniciativas preventivas, especialmente naquilo que interfere no interesse coletivo. Um exemplo: a instalação da fábrica de cimento em Porto Velho terá que atender critérios ambientais para que não provoque poluição nem na cidade e nem em Candeias.

++++
PEGANDO LEVE.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça determina cancelamento do mega réveillon no complexo da Madeira Mamoré

Fiscalizações no transporte de passageiros são intensificadas nos terminais rodoviários do estado

Sistema de monitoramento por câmeras em sinais de trânsito começa a funcionar na capital; veja locais

Fiscalização surpresa do TCE-RO constata falta de médicos no João Paulo II e raio-X sem funcionar em UPA