Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Barco da Justiça desce o Madeira a partir do dia 2 de dezembro

Os ribeirinhos da região do Baixo Rio Madeira recebem a partir do dia 2 de dezembro, a operação Justiça Rápida Itinerante, projeto do Poder Judiciário de Rondônia para prestar serviços jurisdicionais nas regiões mais distantes do Estado de Rondônia, a fim de cumprir sua missão maior: oferecer efetivo acesso à Justiça.



Casamento Comunitário

As audiências, realizadas no próprio barco, têm o objetivo de resolver conflitos de pequeno potencial que, com a mediação do Judiciário, são solucionados por meio da conciliação. São ações simples, que só têm solução por meio da intervenção da Justiça. Casos como: retificação de certidões com erros materiais, danos materiais de pequeno valor, despejos, pensão alimentícia e visitas para os filhos, cobranças de pequeno valor de até 40 salários mínimos, guarda de menores sem fins previdenciários, separação/divórcio consensual (amigável), conversão consensual de separação em divórcio e reconhecimento de paternidade.

Casamento Comunitário

O reconhecimento da união estável é outro exemplo de serviços bastante procurado, por isso a operação contará mais uma vez com o casamento comunitário, no qual vários casais participam de cerimônia civil com direito a decoração, bolo e até marcha nupcial.

Os chamados casamentos coletivos serão realizados nas localidades de Calama, Nazaré e São Carlos.

Justiça Federal

Outras demandas bem comuns, principalmente no Baixo Madeira, são os benefícios federais como: aposentadorias, auxílios e pensões; por isso o Poder Judiciário de Rondônia busca sempre a parceria com a Justiça Federal para atender essas necessidades dos ribeirinhos.

Dois juízes federais estarão na operação, além de outros órgãos federais como: Ministério Público Federal e Advocacia Geral da União. O coordenador da Justiça Itinerante, em âmbito federal, é o juiz Marcelo Stival.

Outras Parcerias

Para o coordenador geral da Operação Justiça Rápida Itinerante, o juiz Lucas Niero Flores, as parcerias são essenciais para garantir o pleno atendimento aos ribeirinhos. Por isso, a presença do Ministério Público, Defensoria Pública do Estado, Cartório de Registro Civil, além, é claro, dos serventuários da Justiça, que não medem esforços para garantir direitos básicos aos cidadãos.

Audiências

Confira abaixo as datas e localidades atendidas pelo Barco da Justiça nesta segunda operação do Baixo Rio Madeira em 2015:

03 e 04/12- Calama

05/12 – Ressaca

05/12 – Papagaios

06/12 – Santa Catarina

07 e 08/12 – Nazaré

09/12 – Cavalcante

09 e 10/12 – São Carlos

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema