Rondônia, 13 de fevereiro de 2026
Geral

Beneficiários do Bolsa Família devem comparecer às unidades de saúde para avaliação

A prefeitura de Porto Velho está realizando o acompanhamento do estado de saúde dos beneficiários do Bolsa Família. O titular deve comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua casa acompanhado das crianças e adolescentes cadastrados. Deve também apresentar o Cartão do Programa.

Noeli Nunes de Lima, da coordenação do Bolsa Família em Porto Velho, explica que esse acompanhamento de saúde (vigência) é realizado duas vezes ao ano. A primeira de fevereiro a julho e a segunda vigência de agosto e dezembro.

Conforme as condicionalidades estabelecidas pelo Governo Federal, o município deve acompanhar o peso das crianças, altura, vacinas (se estão em dia ou não) e a situação do aleitamento materno, nesse caso para as crianças menores de dois anos. As mulheres também passam pelo acompanhamento do peso, altura, situação gestacional e data da última menstruação (em caso de gestante) e pré-natal.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda destinado às famílias em situação de maior risco e vulnerabilidade social, vinculado as condicionalidades nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Na assistência social é realizado o cadastro ou recadastramento, inclusão no programa e acompanhamento da situação socioeconômica e psicológica das famílias beneficiárias, as quais são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).

Na educação é realizado o acompanhamento sobre o desempenho e frequência da criança ou adolescente na escola ou instituição na qual está matriculada. Nesse caso o acompanhamento é feito pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Nova 364 apresenta projeto do Expresso Porto em audiência pública organizada pela Prefeitura

Ausência de resposta concreta do MGI sobre a dedicação exclusiva leva o Sindsef a acionar o TCU para resolver o problema dos professores transpostos

Sistemma condiciona entrada na coleta de Porto Velho a reequilíbrio financeiro, diz documento interno

Mesmo com alerta da Câmara, Secretaria insiste na contratação de empresa “problemática” para coleta de resíduos em Porto Velho