Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

Beneficiários do Bolsa Família têm até sexta-feira para atualizar cadastro nos postos de saúde

Encerra nessa sexta-feira (30), em Porto Velho, o prazo para os beneficiários do Bolsa Família, fazerem o acompanhamento nutricional, calendário vacinal altura, pré-natal e preventivo para mulheres de até 45 anos. Quem não atender o chamado poder ter seu benefício bloqueado. A meta é atender mais de 21 mil famílias. Até esta quarta-feira (28), apenas 6,5 famílias fizeram o recadastramento.

De acordo com a coordenadora do Bolsa Família da Saúde, Noeli Nunes de Lima, os beneficiários podem comparecer para o acompanhamento nas Unidades de Saúde em duas datas. “Na primeira vigência as famílias tiveram um prazo desde o início do ano para comparecerem nas unidades de saúde mais próximas de suas casas, que vai encerrar agora este mês. A segunda vigência inicia em agosto e vai até o dia 30 de dezembro. Quem não atender o chamado está sujeito a perder o benefício caso não compareça para o acompanhamento nessas duas datas”, explica.

Ainda de acordo com a coordenadora, será feito um mutirão para atender as famílias que não têm como se descolarem até uma unidade de saúde. “Como nós temos uma quantidade de famílias muito elevada na cidade e até agora a gente não conseguiu atingir a meta, então estamos programando um mutirão para a segunda vigência e tentar atingir uma porcentagem considerável indo até a comunidade”, afirma Noeli.

Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda destinado às famílias em situação de maior risco e vulnerabilidade social, vinculado as condicionalidades nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Na assistência social é realizado o cadastro ou recadastramento, inclusão no programa e acompanhamento da situação socioeconômica e psicológica das famílias beneficiárias, as quais são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).

Na educação é realizado o acompanhamento sobre o desempenho e frequência da criança ou adolescente na escola ou instituição na qual está matriculada. Nesse caso o acompanhamento é feito pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Os documentos necessários
Para crianças de 0 a 7 anos é obrigatório levar a carteira de vacinação, comprovante de residência e cartão do Bolsa Família; mulheres grávidas é necessário apresentar o cartão do pré-natal, comprovante de residência e cartão do Bolsa Família; mulheres de 14 a 44 anos, somente cartão do Bolsa Família e comprovante de residência.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026