Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Beneficiários do Bolsa Família têm até sexta-feira para atualizar cadastro nos postos de saúde

Encerra nessa sexta-feira (30), em Porto Velho, o prazo para os beneficiários do Bolsa Família, fazerem o acompanhamento nutricional, calendário vacinal altura, pré-natal e preventivo para mulheres de até 45 anos. Quem não atender o chamado poder ter seu benefício bloqueado. A meta é atender mais de 21 mil famílias. Até esta quarta-feira (28), apenas 6,5 famílias fizeram o recadastramento.

De acordo com a coordenadora do Bolsa Família da Saúde, Noeli Nunes de Lima, os beneficiários podem comparecer para o acompanhamento nas Unidades de Saúde em duas datas. “Na primeira vigência as famílias tiveram um prazo desde o início do ano para comparecerem nas unidades de saúde mais próximas de suas casas, que vai encerrar agora este mês. A segunda vigência inicia em agosto e vai até o dia 30 de dezembro. Quem não atender o chamado está sujeito a perder o benefício caso não compareça para o acompanhamento nessas duas datas”, explica.

Ainda de acordo com a coordenadora, será feito um mutirão para atender as famílias que não têm como se descolarem até uma unidade de saúde. “Como nós temos uma quantidade de famílias muito elevada na cidade e até agora a gente não conseguiu atingir a meta, então estamos programando um mutirão para a segunda vigência e tentar atingir uma porcentagem considerável indo até a comunidade”, afirma Noeli.

Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda destinado às famílias em situação de maior risco e vulnerabilidade social, vinculado as condicionalidades nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Na assistência social é realizado o cadastro ou recadastramento, inclusão no programa e acompanhamento da situação socioeconômica e psicológica das famílias beneficiárias, as quais são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).

Na educação é realizado o acompanhamento sobre o desempenho e frequência da criança ou adolescente na escola ou instituição na qual está matriculada. Nesse caso o acompanhamento é feito pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Os documentos necessários
Para crianças de 0 a 7 anos é obrigatório levar a carteira de vacinação, comprovante de residência e cartão do Bolsa Família; mulheres grávidas é necessário apresentar o cartão do pré-natal, comprovante de residência e cartão do Bolsa Família; mulheres de 14 a 44 anos, somente cartão do Bolsa Família e comprovante de residência.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6