BR bloqueada: Ibama em Rondônia diz que nada pode fazer pela população de Abunã
Após o bloqueio da BR-364, no quilômetro 927, no distrito de Abunã durante a madrugada desta sexta-feira (2), o Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/RO) informou que não pode atender as reivindicações dos moradores e que aguarda a resposta do Ibama de Brasília.
O superintendente do Ibama Carlos Paraguassu, explica que se reuniu com os moradores antes da BR ser interditada. “Nós do Ibama de Rondônia não podemos fazer nada e eles estão cientes disso. Eu estive reunido juntamente com alguns moradores da região e passei todas as informações dizendo que o que eles estão reivindicando não se resolve no Ibama do nosso Estado e sim da diretoria de licenciamento do Ibama em Brasília. Assim como os moradores, eu estou aguardando o parecer da diretoria”, explicou.
O bloqueio, conforme documento enviado ao Ibama pela Associação dos Ribeirinhos, Pescadores, Moradores e Produtores de Abunã, é devido ao descaso com a comunidade, incertezas quanto ao processo de realocação dos atingidos pela construção do lago da UHE Jirau. O grupo pede a revogação da licença da usina até que sejam cumpridas as condicionantes impostas na licença instalação do empreendimento.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a pista foi interditada por cerca de 100 pessoas causando um congestionamento de um quilômetro e será liberada às 12 horas com previsão de ser fechada novamente às 14 horas.
Veja Também
Cerca de 300 pessoas participam protesto contra usina; BR-364 segue fechada
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida