BR bloqueada: Ibama em Rondônia diz que nada pode fazer pela população de Abunã

Após o bloqueio da BR-364, no quilômetro 927, no distrito de Abunã durante a madrugada desta sexta-feira (2), o Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/RO) informou que não pode atender as reivindicações dos moradores e que aguarda a resposta do Ibama de Brasília.
O superintendente do Ibama Carlos Paraguassu, explica que se reuniu com os moradores antes da BR ser interditada. “Nós do Ibama de Rondônia não podemos fazer nada e eles estão cientes disso. Eu estive reunido juntamente com alguns moradores da região e passei todas as informações dizendo que o que eles estão reivindicando não se resolve no Ibama do nosso Estado e sim da diretoria de licenciamento do Ibama em Brasília. Assim como os moradores, eu estou aguardando o parecer da diretoria”, explicou.
O bloqueio, conforme documento enviado ao Ibama pela Associação dos Ribeirinhos, Pescadores, Moradores e Produtores de Abunã, é devido ao descaso com a comunidade, incertezas quanto ao processo de realocação dos atingidos pela construção do lago da UHE Jirau. O grupo pede a revogação da licença da usina até que sejam cumpridas as condicionantes impostas na licença instalação do empreendimento.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a pista foi interditada por cerca de 100 pessoas causando um congestionamento de um quilômetro e será liberada às 12 horas com previsão de ser fechada novamente às 14 horas.
Veja Também
Cerca de 300 pessoas participam protesto contra usina; BR-364 segue fechada
Bloco “Até Que a Noite Vire Dia” homenageia bairro Mocambo no desfile de fevereiro
Mais de 44 mil carteiras de identidade prontas não foram retiradas em Rondônia
Energisa incentiva economia de energia nas férias escolares com dicas práticas e divertidas