Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

Caerd busca acordo com municípios; Arom orientará negociações

Caberá aos municípios a decisão sobre as concessões para a permanência das operações da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) ou a privatização dos serviços. A priori, será realizado um encontro de contas para apontar os gastos, efetivar parcelamento de dívidas e melhorar as relações entre as prefeituras e a empresa como, tarifa diferenciada aos órgão públicos. Todo o processo será acompanhado pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom), segundo o presidente, prefeito Vitorino Cherque, de Mirante da Serra.
O assunto foi amplamente discutido nesta segunda-feira (08) durante audiência com diretores e a presidente da Caerd, Márcia Cristina Luna e o presidente da Arom. Pelo entendimento entre os dirigentes, os municípios que optarem pela manutenção da Caerd poderão aprofundar-se de forma técnica ao tema durante reuniões individualizadas a ser realizadas pela associação. Os encontros técnicos, com acompanhamento jurídico, também poderão ocorrer em grupos de municípios em situação semelhante.

Já para as gestões de municípios que pretendem privatizar o setor, instituindo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a Caerd oferecerá auxílio técnico e jurídico por pelo menos seis meses. A medida foi anunciada na reunião pela presidente da companhia ao líder dos prefeitos. "Embora o municípios possam tocar sozinhos os serviços de tratamento e abastecimento de água e esgotamento sanitário, com a privatização, perde-se o direito aos recursos federais disponíveis", acrescentou Vitorino.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026