Rondônia, 03 de fevereiro de 2026
Geral

Caerd busca acordo com municípios; Arom orientará negociações

Caberá aos municípios a decisão sobre as concessões para a permanência das operações da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) ou a privatização dos serviços. A priori, será realizado um encontro de contas para apontar os gastos, efetivar parcelamento de dívidas e melhorar as relações entre as prefeituras e a empresa como, tarifa diferenciada aos órgão públicos. Todo o processo será acompanhado pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom), segundo o presidente, prefeito Vitorino Cherque, de Mirante da Serra.
O assunto foi amplamente discutido nesta segunda-feira (08) durante audiência com diretores e a presidente da Caerd, Márcia Cristina Luna e o presidente da Arom. Pelo entendimento entre os dirigentes, os municípios que optarem pela manutenção da Caerd poderão aprofundar-se de forma técnica ao tema durante reuniões individualizadas a ser realizadas pela associação. Os encontros técnicos, com acompanhamento jurídico, também poderão ocorrer em grupos de municípios em situação semelhante.

Já para as gestões de municípios que pretendem privatizar o setor, instituindo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a Caerd oferecerá auxílio técnico e jurídico por pelo menos seis meses. A medida foi anunciada na reunião pela presidente da companhia ao líder dos prefeitos. "Embora o municípios possam tocar sozinhos os serviços de tratamento e abastecimento de água e esgotamento sanitário, com a privatização, perde-se o direito aos recursos federais disponíveis", acrescentou Vitorino.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura notifica empresa e suspende taxa de estacionamento na rodoviária

Últimos detalhes são definidos para os desfiles dos blocos de rua na capital

Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra