Caerd busca acordo com municípios; Arom orientará negociações
Caberá aos municípios a decisão sobre as concessões para a permanência das operações da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) ou a privatização dos serviços. A priori, será realizado um encontro de contas para apontar os gastos, efetivar parcelamento de dívidas e melhorar as relações entre as prefeituras e a empresa como, tarifa diferenciada aos órgão públicos. Todo o processo será acompanhado pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom), segundo o presidente, prefeito Vitorino Cherque, de Mirante da Serra.
O assunto foi amplamente discutido nesta segunda-feira (08) durante audiência com diretores e a presidente da Caerd, Márcia Cristina Luna e o presidente da Arom. Pelo entendimento entre os dirigentes, os municípios que optarem pela manutenção da Caerd poderão aprofundar-se de forma técnica ao tema durante reuniões individualizadas a ser realizadas pela associação. Os encontros técnicos, com acompanhamento jurídico, também poderão ocorrer em grupos de municípios em situação semelhante.
Já para as gestões de municípios que pretendem privatizar o setor, instituindo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a Caerd oferecerá auxílio técnico e jurídico por pelo menos seis meses. A medida foi anunciada na reunião pela presidente da companhia ao líder dos prefeitos. "Embora o municípios possam tocar sozinhos os serviços de tratamento e abastecimento de água e esgotamento sanitário, com a privatização, perde-se o direito aos recursos federais disponíveis", acrescentou Vitorino.
Veja Também
Prazo para pagamento de licenciamento de veículos com placa final 6 termina na terça
Jogo da Seleção: Governo estadual reduz expediente na próxima segunda-feira até 11h30
Jogo da Seleção: Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira
Jogo da Seleção: TJRO suspende prazos e altera horário de expediente na segunda-feira