Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Cahulla entrega sementes de feijão para Buritis, Campo Novo e Monte Negro

Os produtores rurais dos municípios de Buritis, Campo Novo e Monte Negro foram contemplados nesta quinta-feira com sementes selecionadas de feijão, chegando no período certo do plantio para assegurar boa safra. As sementes adquiridas pelo Governo do Estado, através do programa Semear, tem garantido o aumento da safra agrícola de Rondônia.



Segundo dados da Seagri, a produção do feijão em Rondônia cresceu 37% em seis anos, enquanto no resto do país o aumento foi de apenas 0,5% no mesmo período. “Hoje, o Estado é o segundo da região Norte na produção de feijão e o nosso crescimento vai nos colocar em breve na primeira posição”, anunciou o secretário da Seagri, Carlos Magno.

Em Buritis, Cahulla foi recebido pelo prefeito Élson Montes, junto com vereadores, no barracão do Lino, no PA Buritis, onde fez a entrega de 13 mil quilos de sementes selecionadas de feijão para o plantio da safra 2010. O deputado estadual Jair Miotto, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Carlos Magno, o secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, o secretário regional de Ariquemes, Edson Ker, o gerente de obras do DER, Lorival Amorim, entre outras autoridades, prestigiaram a solenidade.

Segundo dados da Seagri, a produção do feijão em Rondônia cresceu 37% em seis anos, enquanto no resto do país o aumento foi de apenas 0,5% no mesmo período. “Hoje, o Estado é o segundo da região Norte na produção de feijão e o nosso crescimento vai nos colocar em breve na primeira posição”, anunciou o secretário da Seagri, Carlos Magno.

Sementes para Campo Novo – As fortes chuvas que castigaram a região nesta quinta-feira, ‘preparam’ a terra para o plantio da nova safra de feijão. E o Governo fez o seu papel levando as sementes para os agricultores de Campo Novo de Rondônia. No distrito de Rio Branco, na escola estadual de ensino fundamental e médio Ruth Rocha, o vice-governador e comitiva foram recebidos por produtores rurais da localidade. Cahulla entregou 7mil quilos de sementes de feijão e conversou com produtores rurais que agradeceram pelo benefício e disseram que vão aguardar alguns dias antes de plantar, pois a terra está muito molhada.

Chuvas, alagamento e mais trabalho em Monte Negro – No encerramento da solenidade em Rio Branco, uma forte chuva começou a cair e fez rios e córregos da região transbordarem, cobrindo pontes e impedindo a saída da comitiva da localidade. Com auxílio de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), que conhecem a região, foi possível fazer uma travessia, passando por regiões alagadas, saindo em Buritis e seguindo para a Associação Asproelena, às margens da BR-421, em Monte Negro.

Lá, Cahulla fez a entrega de sementes de feijão aos produtores rurais e reforçou o apoio do Governo ao setor produtivo. “Não abrimos mão de estarmos juntos ao homem do campo, de sermos parceiros dos produtores, pois a nossa economia depende da boa safra, da produtividade agropecuária”, concluiu.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026