Rondônia, 12 de janeiro de 2025
Geral

Cahulla vistoria obras na capital e visita canteiro da usina de Santo Antônio

O Governo do Estado tem obras e ações em execução em todas as regiões. E não é diferente na capital, Porto Velho, onde a administração estadual trabalha em várias frentes. E, para acompanhar o andamento e a qualidade dos serviços, o governador em exercício, João Cahulla, vistoriou as obras do Centro Político e Administrativo (CPA), do Teatro Estadual e do ginásio Fidoca. Atendendo ao convite formulado por um dos diretores do Consórcio Santo Antônio Civil (CESAC), José Bonifácio Júnior, Cahulla também visitou o canteiro de obras da usina hidrelétrica de Santo Antônio, que está sendo construída no rio Madeira. “São obras importantes e que impulsionam a nossa economia. O CPA está em ritmo acelerado, os prédios mais adiantados sãos os de linha reta.



Alceu Ferreira disse que “vamos para a fase de acabamento que exige um pouco mais de tempo, mas, considerando a estratégia montada para a execução, isso também não representará nenhum entrave e a conclusão está mantida para março do ano que vem”.

O prédio que vai abrigar o Palácio do Governo já está na oitava laje”, disse Cahulla, que estava acompanhado do deputado federal Lindomar Garçon, do secretário do DEOSP, Alceu Ferreira Dias e do secretário de Planejamento, João Carlos Gonçalves Ribeiro.

Alceu Ferreira disse que “vamos para a fase de acabamento que exige um pouco mais de tempo, mas, considerando a estratégia montada para a execução, isso também não representará nenhum entrave e a conclusão está mantida para março do ano que vem”.

Obras do Teatro avançam

Cahulla, acompanhado dos secretários e assessores, se dirigiu até as obras do teatro estadual que seguem em ritmo acelerado. As colunas do sonho da comunidade cultural de Rondônia começam a surgir. A previsão é de que no primeiro semestre de 2010 a obra seja entregue. O Governo investe R$ 17 milhões no Teatro, que terá 700 lugares e mais uma sala para espetáculos pequenos, com capacidade para 200 pessoas, além de salas para oficina de dança, cenário, iluminação e figurino.

João Cahulla fez ainda uma rápida visita às obras do ginásio Fidoca, no bairro Nova Porto Velho, que deverão ser finalizadas em 30 dias. ”O espaço foi todo reformado e vai oferecer conforto aos moradores da região para a prática do desporto”, completou.

Usina de Santo Antônio: geração de energia será antecipada

O maior empreendimento privado do país foi o destino seguinte de Cahulla: a usina de Santo Antônio, que está sendo construída pelo consórcio Cesac, formado pelas empresas Odebrecht e Andrade Gutierrez.

O diretor do consórcio, Bonifácio Júnior, repassou uma importante informação ao governador em exercício: a geração de energia vai ser antecipada em um ano. “A previsão era de iniciarmos a geração de energia em dezembro de 2012, mas agora esse prazo é dezembro de 2011”, disse o diretor que apresentou a planta e detalhes técnicos da gigantesca obra.

Hoje, o canteiro de Santo Antônio emprega 3.200 pessoas, sendo 90% dessa mão-de-obra de Porto Velho, nas mais variadas atividades, após a formação promovida pelo Consórcio através do programa Acreditar. A cada mês, a previsão é de contratar 500 novos funcionários, ultrapassando ao final do ano a marca de 6.500 empregos diretos. “Já somos o maior empregador privado de Rondônia e a tendência é de crescer ainda mais”, acrescentou.

Cahulla ficou satisfeito com o andamento da obra e com a informação da antecipação do prazo para a geração de energia. Ele conheceu algumas áreas do canteiro de obras, entre elas um dos refeitórios, que hoje fornece cerca de cinco mil refeições ao dia, para 1.200 funcionários. Na margem esquerda do rio, um outro refeitório fornece refeições para 1.600 empregados. “Cada trabalhador faz duas refeições diárias: quem trabalha pela manhã, toma café e almoça. Os operários da noite jantam e lancham aqui. A refeição é preparada na cidade e trazida para o canteiro. No final de junho, nossa cozinha, com capacidade para preparar 20 mil refeições ao dia, vai ser inaugurada”, informou Hédio Perdomo, um dos encarregados da cozinha.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Número 192 está temporariamente inoperante em Porto Velho; veja como acionar

Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho

Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia

Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará