Câmara Cível do TJRO intensificará julgamentos de processos de idosos
A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, a partir do dia 10 de abril de 2013 (quarta-feira), intensificará seus esforços para dar maior ênfase nos julgamentos dos processos judiciais em que a parte é maior de 60 anos. A medida tem por objetivo proporcionar maior celeridade nas ações com prioridade (idosos) que, nos últimos meses aumentou consideravelmente. A preferência dada tem como base na Lei n. 12.008/09 e, é aplicada em todas as instâncias da Justiça brasileira.
De acordo com o presidente da 2ª Câmara Cível do TJRO, desembargador Paulo Mori, os idosos possuem, conforme prevê a Constituição Federal do Brasil/1988 e leis específicas, um tratamento diferenciado, prioritário, válido em diversos setores da sociedade, inclusive no Judiciário. "Já temos cumprido o que manda a legislação, porém, o crescente número de processos envolvendo idosos fez com que, nós, membros, nos reuníssemos e tomássemos essa medida".
Ainda segundo o desembargador, todos aqueles que se enquadrem nos padrões da lei, devem requerer o direito na Justiça com documentos que provem sua condição. Paulo Mori disse ainda que com a morte do beneficiado a prioridade pode se estender ao cônjuge, companheiro ou companheira em união estável. "Para se ter uma ideia da quantidade, só o ano de 2012 julgamos 5.153 processos e ainda encontram-se pendentes de julgamento 3.334", destacou o presidente da 2ª Câmara Cível.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes