Rondônia, 27 de junho de 2026
Geral

Câmara derruba veto do prefeito e cria novo teste em recém nascidos de Porto Velho

A Câmara Municipal de Porto Velho, com 14 votos favoráveis, derrubou o veto do prefeito Mauro Nazif ao Projeto de Lei que institui a obrigatoriedade do teste de oximetria cardíaca em recém-nascidos na maternidade municipal da capital.



Atualmente, a cardiopatia congênita é detectada em alguns recém-nascidos somente após a alta hospitalar, o que resulta em morbidade significativa e ocasionalmente em morte.

De acordo com a proposta do vereador, o exame deverá ser realizado nos membros superiores e inferiores dos recém-nascidos ainda no berçário. A verificação deve ser feita após as primeiras 24 horas de vida da criança e antes da alta hospitalar.

Atualmente, a cardiopatia congênita é detectada em alguns recém-nascidos somente após a alta hospitalar, o que resulta em morbidade significativa e ocasionalmente em morte.

Conforme o projeto, a oximetria de pulso é um exame indolor, utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue e deve ser realizado em recém-nascidos assintomáticos após 24 horas de vida, mas antes da alta hospitalar. O objetivo é detectar a presença de cardiopatia grave.

Os recém-nascidos passam pela análise de intensidade do oxigênio no sangue, se for detectado oxigênio abaixo de 95%, é realizado eco cardiograma para investigar a existência de cardiopatia congênita.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Jogo da Seleção: Governo estadual reduz expediente na próxima segunda-feira até 11h30

Jogo da Seleção: Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira

Jogo da Seleção: TJRO suspende prazos e altera horário de expediente na segunda-feira

Dentista acusada de causar lesões físicas em quatro pacientes é proibida de realizar procedimentos estéticos