Rondônia, 12 de fevereiro de 2026
Geral

Canal dos Tanques recebe limpeza e mais de 200 mudas de árvores em comemoração ao Dia Mundial da Água

Em comemoração ao ‘Dia Mundial da Água’, celebrado nesta sexta-feira (22), a Prefeitura de Porto Velho, através da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), realizou limpeza das margens do Canal dos Tanques, nos trechos mais degradados, e plantou mais de 200 mudas de árvores.

A ação também contou com pit stop de sensibilização da comunidade, com entrega de panfletos. O trabalho foi apoiado por 40 alunos da Escola Murilo Braga.

Segundo o prefeito Hildon Chaves, a preservação da água e dos canais é algo inadiável. Uma das formas de ajudar nesse objetivo é não jogar lixo nas ruas e nos córregos. “Temos apenas 250 garis para atender a cidade toda, se a população não colaborar, será impossível manter a cidade limpa. Os porto-velhenses precisam colaborar para a proteção dos nossos recursos naturais, principalmente da água, que é essencial à vida”, salientou.

A mobilização, com o apoio de diversos parceiros, faz parte do projeto ‘Escola Mais Sustentável’, que vem sendo realizado desde 2017. O objetivo é incentivar a coleta seletiva no ambiente escolar. Outras ações devem ser realizadas ao longo do ano.

“Neste ano, quase 5 mil crianças foram atingidas pelas ações da Sema”, garantiu Adirleide Dias dos Santos, diretora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas Ambientais e Mudanças Climáticas da Sema.

Parceiros
Participaram da ação a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), a Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), Defesa Civil, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a 17ª Brigada de Infantaria de Selva.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Nova 364 apresenta projeto do Expresso Porto em audiência pública organizada pela Prefeitura

Ausência de resposta concreta do MGI sobre a dedicação exclusiva leva o Sindsef a acionar o TCU para resolver o problema dos professores transpostos

Sistemma condiciona entrada na coleta de Porto Velho a reequilíbrio financeiro, diz documento interno

Mesmo com alerta da Câmara, Secretaria insiste na contratação de empresa “problemática” para coleta de resíduos em Porto Velho