Rondônia, 15 de novembro de 2024
Geral

Cantoras iniciam ensaios para comemoração de 25 anos do projeto "Canta Mulher"

A preparação para as apresentações do projeto Canta Mulher já começaram. No último final de semana, as cantoras que irão se apresentar realizaram ensaio fotográfico, produção de vídeo e ensaio musical, como parte do cronograma de preparação para comemoração de 25 anos do projeto. Este ano, a agenda cultural do Canta Mulher concentra um conjunto de atividades realizadas no período de 6 a 10 de março no Teatro Um do Sesc Esplanada em Porto Velho, com muita descontração e musicalidade que comemoram a trajetória do Projeto Canta Mulher.


A coordenadora Benedita Nascimento revela que "o Projeto Canta Mulher é realizado durante as comemorações do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, articulando ações integradas no fomento da cultura e do desenvolvimento local. Desde sua primeira edição, o projeto conta com a fiel parceria do Sistema Fecomercio/Sesc-Rondônia, tornando-se um dos realizadores do evento", explica Benedita.

Nesta edição, as artistas do palco livre do Canta Mulher são: Anayole Êba, Aldenice Bento, Aninha Dantas, Ellen Cristine, Gina Beta, Izabela Lima, Jaque Botelho, Leninha Lima, Luana Shockness, Yara Raphaela, Kali, Silvania Souza, Thina Chaves e Vanessa Farias. No show musical Canta Mulher, as artistas que sobem ao palco são: Gioconda Trivério, Charlene Marques, Elisa Cristina, Laís Fernandes e Silvia Pinheiro, Vilma, Vanilce e Léia integrantes da As Pastoras, além da participação especial de Litsia Moreno, Aucireia Tabosa, Anayole Êba e Izabela Lima.

Ainda no clima de festejo de todas as artes, o palco do Canta Mulher apresenta artistas da dança e do teatro, inserindo o ritmo da dança na obra “Valsa Breve” do compositor Bado, coreografada pela Academia de Dança Berenice Simião e suas bailarinas Silmara Sales, Saima Góes, Vanessa Cavalcante, Larissa Segismundo, Clarice Acioli e Naiane Lima. Com música de Baaribu Nonato e letra de Suely Rodrigues, a atriz com sua performance irreverente, sobe ao palco com “Maria.com”.

Vale ressaltar que a produção do Canta Mulher realizará nesta edição homenagem póstuma as cantoras intérpretes Nega e Késia.

Histórico
O projeto Canta Mulher foi criado em 1992 pelo Fórum Popular de Mulheres, com objetivo de promover através da cultura e da arte, a visibilidade das discussões sobre a mulher, revelando a sua condição feminina no cotidiano da sociedade brasileira. O projeto resgata e valoriza nesse universo, a mulher, a artista, a voz feminina na arte do canto, interpretando obras musicais de compositores e intérpretes com produção local, regional e nacional, reinventando o mundo da poesia e da musica nas canções brasileiras.

Com recorde de produção, a iniciativa inaugura a agenda cultural de Porto Velho, se engaja pela história e memória de muitas mulheres, artistas, compositoras e intérpretes, revelando uma sonoridade musical voltada para o resgate da dignidade humana, através da arte, da cultura e da vida de mulheres que numa só voz, invocam “um canto pela paz”, marcando a cena de mulheres que passeiam pelo palco da noite, da arte e da vida.
Nesses 25 anos, o projeto Canta Mulher conta com o apoio do Sindur, Sintel, Seeb, Sintero, CUT-RO, Unimed-RO, O Imaginário e do CPPT Cuniã.

25 anos de Canta Mulher
O Projeto Canta Mulher em 2017 completa 25 anos e, na sua história musical e cultural, conecta vibração, ritmo e sonoridade de mulheres que fazem arte no canto, na dança, no teatro, na poesia, no palco e na vida.

O Canta Mulher, anuncia, revela, encanta e canta canções para Maria Maria, Beatriz, Luizas, Dinorah e Madalenas, projeta um novo tempo, de cidadania feminina, vitoriosa, cheia de charme.

Entre paralelas, numa roda viva, o canto delas, mistura linguagens musicais espalhando poesias, arte e harmonia, seguem pela esquina do tempo, em trilhos sonoros, revelando memórias e canções para rosas, mulheres de Holanda e Chiquinha Gonzaga em sensíveis partituras. Ganha volume, de corpo e alma, com mulheres de todos os cantos, com muita fascinação, corre pelas águas de março semeando solidariedade num sonhos Brasis e Gracias a la vida ecoam um canto pela paz!

SIGA-NOS NO

Veja Também

Projeto Canta Mulher leva ao palco canções de Mercedes Sosa

Fórum Popular de Mulheres recebe moção de aplauso pelos 25 anos do projeto Canta Mulher, em Porto Velho

Comissão eleitoral manda cessar ataques de advogado que difundiu ódio contra a chapa 10

Rondônia registra redução histórica nos índices de criminalidade em 2024