Carreta do Hospital de Amor faz exames no campus a Unir no próximo dia 5
A Universidade Federal de Rondônia (Unir), em parceria com o Hospital do Amor Amazônia, levará no próximo dia 5, a carreta do Outubro Rosa ao campus de Porto Velho, para realização de mamografias e preventivos que estarão disponíveis à comunidade acadêmica e da Vila Princesa, das 8 às 18 horas.
Para participar dos atendimentos é necessário realizar um pré-cadastro com a equipe de saúde da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP/UNIR), que estará à disposição no campus Unir de Porto Velho até o dia 26 de setembro, das 8 às 18 horas. Todas as informações necessárias podem ser obtidas em contato com a Diretoria de Gestão de Pessoa (DGP), da Unir, pelo telefone 2182-2260 (WhatsApp), ou então pelo e-mail saudeservidor@unir.br. Os documentos necessários para o cadastramento são cópia do RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, e as orientações para realização dos exames estão disponíveis abaixo.
A carreta do Hospital de Amor Amazônia é projetada para realizar ações itinerantes de prevenção em saúde para as mulheres. A estrutura, que conta com consultório climatizado e equipado para realização de exames de Papanicolau (para detecção do câncer de colo do útero) e mamografia, atenderá servidoras, acadêmicas, funcionárias terceirizadas e mulheres da comunidade da Vila Princesa.
“Essa parceria é mais uma ação de saúde da UNIR que permitirá tanto à comunidade acadêmica como à comunidade do entorno uma oportunidade de realizar o acompanhamento necessário para detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero, por meio de diagnóstico em unidade de referência no tratamento do câncer”, afirma a diretora da DGP, Eliane Gemaque.
Outubro Rosa
Com diversas ações realizadas por instituições de saúde, órgão públicos, empresas privadas, entre outros, o mês de outubro é tradicionalmente dedicado à conscientização sobre a importância da detecção precoce e tratamento do câncer de mama por meio da realização da Campanha Outubro Rosa. A data celebrada anualmente proporciona maior acesso da população aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade entre os pacientes.
Serviço
O que é necessário para realizar o exame de Prevenção?
Para a Mamografia:
Ter idade entre 40 e 69 anos;
Não estar grávida;
Não ter realizado mamografia em serviço público a menos de um ano.
Para o Preventivo (Exame Papanicolaou):
Ter idade entre 25 a 64 anos (somente essa faixa etária será atendida);
Não poderá já ter diagnóstico de câncer de útero e estar em tratamento;
Não estar em atraso menstrual;
Não ter realizado ducha vaginal a menos de 2 dias;
Ter terminado a menstruação a pelo menos 3 dias;
Não usar pomada vaginal a pelo menos 2 dias;
Não ter tido relação sexual a menos de 2 dias.
Veja Também
Deputada Taíssa entrega R$ 100 mil em emendas para comprar chuteiras na Ponta do Abunã
Vídeo: ônibus da Prefeitura serão guardados pelo Exército
Ônibus do transporte coletivo da capital estão 100% parados
Energisa segue com vagas abertas para eletricistas de redes de distribuição