Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Casa de Cultura Ivan Marrocos é revitalizada e expõe qualidade em artes visuais

Casa de Cultura Ivan Marrocos continua recebendo exposições (Foto: Vanessa Farias/Rondoniagora)

Como referência entre os maiores e mais reconhecidos artistas da capital rondoniense e da região, a Casa de Cultura Ivan Marrocos está sendo revitalizada e recebendo melhorias para atender às exposições e eventos de artes não só locais, mas de todo o país. Há quatro meses à frente do espaço, Margot Paiva tem tratado o local com carinho e olhar de quem tem conhecimento de causa.


Os cinco ambientes da Casa de Cultura Ivan Marrocos foram limpos e adequados para receberem as obras e, até o final deste mês, com o incentivo do governo estadual, a casa deve inaugurar a Biblioteca de Artes do Mundo. “Tinha uma acervo de livros de arquitetura, cultura, desenho, escultura, cinema, teatro guardados aqui há mais de dois anos, que pertence à biblioteca pública. Acontece que eles estavam se acabando dentro de caixas. Nós estamos com uma bibliotecária, catalogando tudo, um trabalho minucioso de limpeza e separação, e vamos expor isso aqui para pesquisadores e interessados nessas obras”

Além da limpeza do prédio, a galeria de artes visuais recebeu a colaboração de uma equipe da 17ª Brigada de Infantaria e Selva do Exército, que restaurou as paredes e o teto, com o serviço de pintura. “A previsão é que em fevereiro comecemos uma reforma elétrica, hidráulica, dos banheiros, tirando a infiltração e fazendo o jardim de contemplação na área externa, destinada a manifestações culturais de performance, música e teatral. O desejo do governador é ver isso aqui vibrando cultura e arte, como tem que ser”, conta.

A agenda para as exposições plásticas também está organizada novamente. Até o próximo dia 20, permanecem na galeria as obras dos artistas Abel Fernandes e Aldemir Martins, com telas produzidas até em 1980, e todas a venda. A partir daí entra a obra de Jair Pistolino, cineasta amador que vive em Porto Velho há mais de 20 anos, com a exposição de esculturas de materiais reciclados de ferro e motores de carro velhos.

“Em breve também teremos na programação a exposição O Fabuloso Mundo de Vitor, que é um menino autista aqui da capital, que tem um trabalho lindo e que deve ser divulgado como forma de incentivo aos pais e profissionais da área de saúde, psicólogos, enfim, todos que de alguma forma estão envolvidos com a questão e podem mostrar a capacidade das pessoas que convivem com a doença, mas utilizam a arte como fonte de produção”, concluiu Margot.

A nova diretora é formada em arquitetura e urbanismo com especialização em artes, no Brasil. Na França Margot cursou artes e grafismo publicitário tecnológico. Além disso, ela também é delegada de arquitetura e urbanismo representando Rondônia no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).

Margot Paiva tem tratado o local com carinho (Foto: Vanessa Farias/Rondoniagora)

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6