Caso Naiara: acusados vão novamente a Júri Popular em Porto Velho
Richardson Bruno Mamede das Chagas e Francisco da Silva Plácido serão levados a júri popular acusados pela prática do crime de estupro, em concurso de pessoas. O júri será realizado no próximo dia 15 de maio, no 1º Tribunal do Júri da comarca de Porto Velho. A previsão é que o julgamento ocorra durante três dias.
Novo julgamento
O julgamento de Richardson, Francisco e Wagner Strogulski de Souza ocorreu no dia 31 de março e terminou em 2 de abril de 2016. Os jurados absolveram Wagner; Richardson foi absolvido em relação ao crime de estupro e condenado à pena de 14 anos de reclusão, no regime inicial fechado, por homicídio qualificado (acatada uma qualificadora e afastadas as demais). Francisco também foi absolvido em relação ao crime de estupro e condenado à pena de 9 anos de reclusão, no regime inicial fechado, pelo crime de homicídio simples (afastadas as três qualificadoras).
Os acusados, Richardson e Francisco, interpuseram recurso de apelação em face da condenação pelo crime de homicídio. O Ministério Público recorreu da decisão do Júri referente à absolvição do crime de estupro.
O Tribunal de Justiça negou provimento aos recursos dos acusados e deu provimento ao recurso do Ministério Público e anulou a decisão do Conselho de Sentença, no tocante à absolvição dos acusados em relação ao crime de estupro, por entender que a decisão dos jurados contrariou a prova dos autos. Mais uma vez os acusados recorreram da decisão interpondo Recurso Especial e Recurso Extraordinário.
Os recursos especial e extraordinário apresentados por Richardson não foram admitidos pelo Tribunal de Justiça, decisão esta que foi mantida pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal.
Já o Recurso Especial (STJ) apresentado por Francisco foi conhecido e provido em parte, para tão somente diminuir a pena imposta em relação ao crime de homicídio de 9 anos para 7 anos e 6 meses de reclusão, mantido o mesmo regime.
Por isso, os acusados Richardson e Francisco serão submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri, por crime de estupro, em concurso de pessoas.
Veja Também
DUAS SEMANAS APÓS MORTE, FAMÍLIA DA JOVEM NAIARA BUSCA JUSTIÇA
PRINCIPAL SUSPEITO DA MORTE DE NAIARA KARINE É PRESO EM GUAJARÁ-MIRIM
HOMEM ACUSADO DE MATAR JOVEM NAIARA KARINE SENTA NO BANCO DOS RÉUS
MAIS TRÊS ACUSADOS DE MATAR A JOVEM NAIARA KARINE VÃO A JULGAMENTO
Acusados de matar estudante Naiara Karine serão julgados dia 31
Prossegue o júri de acusados de matar Naiara Karine
Julgamento de acusados de matar Naiara Karine continua nesta sexta-feira
Caso Naiara: Depoimento de delegado demora mais de 24 horas
Júri condena dois e absolve um no caso Naiara
Assassinos de Naiara Karine voltam aos bancos do réus; mandante ainda está impune
Assassinos de Naiara Karine são julgados por 6 homens; 7 testemunhas já foram ouvidas