Casos de tuberculose crescem 8% em 2022 em Porto Velho

Os casos de tuberculose avançaram em Porto Velho. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), mostram uma linha de crescimento desde 2020.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.
Segundo a Semusa, em um ano, o crescimento da doença na capital foi de mais de 8%. Em 2021, 443 casos foram registrados, já em 2022, o número chegou a 482.
Em um comparativo mais longo, os números são ainda mais assustadores. Nos últimos dois anos, o crescimento da doença na capital foi de mais de 20%. Isso porque, em 2020, a Semusa registrou 384 casos de tuberculose em Porto Velho, contra 482 no ano passado.
Ainda segundo a pasta da saúde, neste ano os dados também já são expressivos. O número de pessoas confirmadas com a doença chegou a 195 no primeiro semestre.
Vacinação
Para barrar esses crescimentos da doença, vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) imuniza contra a tuberculose. A vacina protege, principalmente, contra as formas mais graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.
Mas por outro lado, segundo a Agência Estadual de Vigilância em Saúde, a procura pelo imunizante caiu.
“Então o apelo da gente é que a população volte a frequentar os postos de vacina, volte a completar o seu quadro de vacina, para poder fazer frente a essas endemias“, disse Gilvander Gregrório, diretor da Agevisa.
Quem deve tomar a vacina BCG?
A vacina BCG deve ser ingerida o mais precocemente possível, de preferência antes de o bebê deixar a maternidade. É importante destacar que, para os recém-nascidos receberem a vacina, eles devem apresentar um peso igual ou maior que dois quilos e estarem em perfeitas condições de saúde.
O imunizante é indicado para crianças de até quatro anos, 11 meses e 29 dias e também é recomendado para contatos intradomiciliares de pacientes com hanseníase.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes