CBF envia oficio e declara apoio à FFER
A CBF entrou em campo para deixar claro as regras e normas que regem o futebol profissional do Brasil. A diretoria de Governança e Conformidade encaminhou a FFER e aos clubes um ofício deixando claro que os ritos estatuários das federações, CBF, Conmebol e FIFA devem ser rigorosamente respeitado por todos os clubes filiados.
O ofício inicia com os cumprimentos ao presidente Heitor Costa. "Esperamos que esta carta o encontre bem e, cumprimentando-o respeitosamente, servimo-nos do presente ofício para manifestar o apoio da CBF ao trabalho que vem sendo realizado pela FFER, sob a gestão de V. Sa., presidente legitimamente eleito por livre manifestação de vontade dos membros da Assembleia Geral da Federação". A manifestação da CBF acontece após o Clube Real Ariquemes ter desrespeitado recentemente os ritos estatuários das entidades do futebol profissional ao tentar uma interferência de forma externa por meio da justiça comum.
No documento o diretor de Governança Hélio Menezes cita trechos do Estatuto e da Legislação das entidades integrantes do Sistema Internacional do Futebol, que devem ser preservados a sua autonomia privada, descartando qualquer tipo de interferência externa que viole as disposições do Estatuto da CBF, CONMEBOL
e da FIFA. (Leia o documento na íntegra)
A CBF reforça que o ingresso com ação na justiça comum contra a entidade, atenta contra as decisões autônomas e soberanas de sua Assembleia Geral e tentando impor interferência externa em sua gestão, poderá ser imediatamente desligado das competições promovidas pelas entidade (FFER/CBF/Conmebol/FIFA) que regem o futebol profissional. A FFER deve convocar nos próximos dias uma assembleia pra reforçar as determinações aos clubes. Enquanto isso está sendo analisado as punições ao Clube Real Ariquemes.
Veja Também
Comissão Eleitoral está recebendo inscrições de chapas para eleições no Sindeprof
Governo de Rondônia divulga calendário de pagamento para 2025
Rondonienses com renda de até R$ 8 mil podem realizar sonho da casa própria