Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Geral

CGU em Rondônia realiza evento contra a corrupção

A Controladoria Geral da União no Estado de Rondônia (CGU), em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Velho e da Controladoria-Geral do Município irá realizar em Porto Velho, entre os dias 22 e 26 de junho, o evento “Olho Vivo no Dinheiro Público”. O objetivo do programa é fazer com que cada cidadão seja um fiscal das ações governamentais, de forma que possa acompanhar e monitorar a aplicação dos recursos públicos.


 

Abertura

“Todo cidadão tem o direito de acompanhar a gestão pública, mas são os conselheiros municipais e estaduais que fazem este trabalho mais diretamente. Por isso, queremos fornecer informações e instrumentos para tornar esse trabalho mais eficaz”, explica Sônia Maria Mendes Moraes Silva, chefe da CGU em Rondônia.
 

Abertura

A cerimônia de abertura será no dia 22 de junho, segunda-feira, às 14h, no Teatro Banzeiros, da qual participarão diversas autoridades públicas municipais, estaduais e federais. Haverá exposição de dois painéis, o primeiro com o tema “O Papel da CGU e do TCU no Fomento ao Controle Social”, e o segundo com o tema “Como o Controle Social Pode Interagir com o Ministério Público”.
 

A partir de terça-feira começa o treinamento com cerca de 60 conselheiros, que será realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação. Eles receberão aulas sobre “Licitações e Contratos”, “Convênios”, “Análise de Prestação de Conta”, “Como Funciona do Programa Saúde da Família em Porto Velho”, “Como Funciona o Bolsa Família em Porto Velho”, “Conhecendo o Fundeb”, entre outros temas.
 

CGU

A CGU tem o papel de acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos federais, sejam eles gastos diretamente pelo Governo Federal ou gastos pelos Estados, Municípios ou Organizações Não Governamentais através de convênios ou repasses. Neste controle, a CGU estimula a participação popular, através do controle social da gestão pública.
 

Um dos instrumentos para este controle social é o Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br), que já expõe ao controle social R$ 5,569 trilhões em recursos do orçamento público federal, dispostos em mais de 805 milhões de unidades de informações registradas. Várias vezes premiado, inclusive pelas Nações Unidas, o Portal da Transparência brasileiro é hoje referência internacional no combate a corrupção.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Energisa segue com vagas abertas para eletricistas de redes de distribuição

Trabalhos de regularização fundiária são intensificados em Porto Velho pelo governo de Rondônia

Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara

Prefeitura solicita reforço policial nas principais rotas de ônibus de Porto Velho