Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Chama colegas de cachorros e é cassado

Um vereador de Santa Luzia do Oeste, município de oito mil habitantes no interior de Rondônia, teve o mandato cassado por seus companheiros. Em um artigo escrito por ele e publicado por um site local, o parlamentar comparou os políticos brasileiros com cães. Sete vereadores votaram favorável à cassação por quebra de decoro.

Na parte mais polêmica do texto “votar ou não votar: eis a desgraça”, postado em janeiro, o vereador Uesnei Cleiton da Silva, o Nei da Câmara, escreve sobre as eleições deste ano e diz: “De que adianta votar, se nada vai mudar? A corrupção vai continuar do mesmo jeito. São sempre as mesmas figurinhas e quando são mudadas apenas muda a coleira, mas o latido é o mesmo”.

Com a repercussão negativa das críticas, dois vereadores pediram a cassação do colega pelo que chamaram de desrespeito aos demais políticos do município. Em sessão bastante concorrida por moradores da cidade, apenas dois dos nove parlamentares (dentre eles o próprio Nei) votaram contra a proposta. Em sua defesa, ele citou a Constituição Brasileira e a liberdade de expressão. “Não podem tirar meu mandato só por emitir minha opinião. É um direito constitucional meu e de todos os brasileiros. O próprio regimento da casa me dá essa prerrogativa. Diz que é inviolável minha opinião. É um absurdo o que fizeram comigo”, lembrou.

Nei diz que ainda essa semana deverá recorrer à justiça para ter o mandato de volta. Confirmou que vai entrar com um mandado de segurança contra a sessão e pedir seu retorno às atividades parlamentares. A presidência da mesa diretora da casa ainda não confirmou a convocação de um suplente para assumir a vaga.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema