Chuvas também causam transtornos na região central de Rondônia
Chuvas torrenciais foram registradas na região central de Rondônia neste fim de semana. No domingo, entre as 18 e 22 horas, o volume superou 96 milímetros em Ouro Preto do Oeste, segundo dados de hidroestimadores de precipitação. Em boa parte da cidade houve registro de pontos de alagamentos consideráveis.
Em parte de Nova União, Mirante da Serra, Teixeirópolis, Governador Jorge Teixeira e Jaru, a chuva também caiu de forma copiosa elevando rapidamente o nível de córregos, igarapés e o principal rio da região, o Jaru.
Os dados disponibilizados a partir da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas), mostram que, em questão de 24 horas, o nível saltou de 8,28 metros para 9,22 metros, uma significativa elevação de 94 centímetros. O nível normal do rio Jaru é de 7,82 metros, estando, portanto, 1,40 metros acima do normal.
Assim como a enchente verificada entre o final de fevereiro e nos primeiros dias de março, a cheia do rio alaga casas em alguns pontos do perímetro urbano e boa parte das fazendas e sítios que recebem a água do rio. Várias famílias estão em áreas de risco na cidade e a tendência é de que o rio suba ainda mais, pois na manhã desta segunda-feira (16) voltou a chover forte entre Nova União e Ouro Preto do Oeste, mais precisamente ao oeste do município.
Veja Também
MPF solicita informações sobre a cobertura vacinal em escolas de Rondônia
Energisa reforça operações em Rondônia com frota superior a 800 veículos
Só serviços essenciais funcionam nesta quarta-feira, dia da Consciência Negra
Assembleia Legislativa de Rondônia conquista selo Diamante de Transparência Pública em 2024