CIDADÃ DE JI-PARANÁ É PRESA NA ESPANHA ACUSADA DE FRAUDE E LAVAGEM DE DINHEIRO
Estado de S. Paulo - A polícia espanhola prendeu em Barcelona cinco brasileiros responsáveis por uma organização acusada de falsificação de documentos, fraudes bancárias pela internet, lavagem de dinheiro e associação ilícita. Por meio de uma fraude conhecida como ''phishing'', eles enviavam e-mails falsos em nome de empresas bancárias para obter senhas e números de cartão de crédito de cidadãos portugueses. Com os dados, os criminosos acessavam as contas bancárias pela internet e transferiam dinheiro para contas abertas com documentos falsos no Brasil.
Os presos são Warley V.D.S., de Brasília (DF); Suellen S.N.C.B., de Ji-Paraná (RO); Paula T.S., de Goiânia (GO); e Ederson Renato Z.D.O. e Jeferson Ricardo Z.D.O., ambos de Umuarama (PR), conforme informações do site do Ministério do Interior da Espanha. O dinheiro obtido com as fraudes também era utilizado para a compra de equipamentos audiovisuais e de informática, necessários para a falsificação de documentos como carteiras de identidade, passaportes, carteiras de motorista e comprovantes de residência.
A quadrilha vendia os documentos a brasileiros em situação irregular na Espanha, que pagavam entre 1 mil e 3 mil euros para se passar por cidadãos portugueses que haviam conseguido trabalho na Espanha.
As prisões são resultados de investigações feitas após a detenção de brasileiros que portavam documentos de identidade falsos na cidade de Estella, em Navarra, em outubro. Uma das brasileiras presas, Silvia Fernanda R.K, portava diversas carteiras de identidade portuguesas e espanholas falsas, com as quais pretendia solicitar inscrição no Escritório de Seguridade Social da cidade. Em seguida, a polícia descobriu que um golpe semelhante havia sido dado também no Escritório de Seguridade Social de Barcelona.
Veja Também
Trabalhadores avulsos do Porto de Porto Velho recebem mais uma remessa de cestas básicas do governo
Para proteger a primeira infância, MPRO adere à "Campanha Primeiros Passos"