Clima mais ameno permanece até sábado em Rondônia, diz meteorologia
Segundo os principais institutos do país, o clima ameno permanece no Estado durante o final de semana, confira a previsão:
Na Região Sudeste, as chuvas mais fortes acontecem em São Paulo, inclusive na Capital Paulista, e no oeste e sul de Minas Gerais. A sensação será de frio nesta sexta e temperatura máxima varia entre 18°C e 19°C em boa parte do Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais.
Além das chuvas intensas, provocadas pela formação de um sistema frontal, há possibilidade de rajadas de vento, queda de granizo e trovoadas em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os maiores acumulados atingem o litoral norte do Rio Grande do Sul e passam dos 55mm em 24 horas, quase 60% da média de todo o mês de maio. O frio também continua na Região e a temperatura permanece baixa. A máxima não passa dos 13°C no oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Na Região Sudeste, as chuvas mais fortes acontecem em São Paulo, inclusive na Capital Paulista, e no oeste e sul de Minas Gerais. A sensação será de frio nesta sexta e temperatura máxima varia entre 18°C e 19°C em boa parte do Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais.
No Centro-Oeste, as regiões mais afetadas pelas chuvas serão o leste de Mato Grosso do Sul, o sul de Goiás e o norte do Mato Grosso. No sul de Mato Grosso do Sul a temperatura máxima também não sobe muito e fica em torno dos 12°C/13°C.
Na Região Nordeste, também há previsão de chuvas fortes, porém de forma localizada entre o Piauí e o Maranhão.
Na Região Norte, as chuvas são generalizadas e fortes no Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, além do norte de Mato Grosso. A temperatura máxima chega a 25°C em Rondônia e a 23°C no oeste do Acre.
Sábado
As temperaturas permanecem baixas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Rondônia e as chuvas fortes continuam em alguns Estados.
A mínima vai variar entre 6°C e 9°C no Paraná, entre 9°C e 11°C no sul de São Paulo e no noroeste de Mato Grosso do Sul. No sul de Rondônia a mínima ficará entre 11°C e 14°C.
A frente fria ainda continua causando fortes temporais neste sábado no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já entre o Sudeste e o Centro-Oeste, esperam-se chuvas mais fracas.
Tempo um pouco mais aproveitável mesmo só no Paraná e no interior de São Paulo. Mas mesmo com o sol aparecendo, as temperaturas não sobem muito ao longo do dia.
No Norte também há previsão de chuvas fortes e temperaturas baixas no Amazonas. Já em Rondônia e Acre, o sol retorna apesar da previsão de uma temperatura máxima baixa. Este frio no Norte está relacionado ao fenômeno da friagem, que é a entrada de uma intensa massa de ar polar pelo interior do País.
A melhor opção continua sendo o Nordeste, onde as chuvas serão alternadas com períodos de melhoria e temperaturas elevadas.
Domingo
A frente fria ainda causa chuvas fortes no Rio Grande do Sul e chuvas fracas entre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Os Estados do Paraná e de São Paulo terão um domingo aproveitável, porém frio. Aliás, o frio tende a aumentar e a mínima oscila entre 3°C e 6°C no Sul, inclusive, podendo gear de forma localizada, no Paraná.
Na maior parte do Centro-Oeste o tempo também melhora. Em Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso a mínima fica entre 9°C e 11°C.
No Acre e em Rondônia e a temperatura volta a subir lentamente e sol predomina.
O Nordeste permanece com um tempo favorável às atividades de lazer ao ar livre.
Veja Também
Selemed leva o título do campeonato de futebol soçaite do Sindeprof 2024
Recesso administrativo de servidores da Prefeitura de Porto Velho é suspenso
Prefeitura de Porto Velho conquista prêmio nacional com o trabalho de "Vacinação Sem Fronteira"
Trabalhadores avulsos do Porto de Porto Velho recebem mais uma remessa de cestas básicas do governo