Rondônia, 14 de outubro de 2024
Geral

Coluna semanal Sindsef- 14 a 20 de março

O presidente do Sindsef, Herclus Coelho, disse que os servidores federais já começam a colocar em prática o calendário de atividades aprovado na Plenária Nacional da Condsef, no último dia 27 de fevereiro para cobrar do governo a reabertura das negociações e a conclusão daquelas que estão em curso. As atividades desta semana vão no sentido de organizar a marcha nacional dos servidores, dia 17 próximo, e ato nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ourp Preto, Ji Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Vilhena. Herclus considera que as Assembléias foram muito proveitosas e que os dois grupos de Diretores formados por ele, Daniel, Paulo Vieira, Ivan e Dr. Raul, cumpriram com sua missão de mobilizar os servidores. Ao longo de todo o mês de março, os sindicatos filiados e a Confederação, junto com outras entidades nacionais, farão intenso trabalho parlamentar na busca de apoios de deputados e senadores para derrubar ameaças ao funcionalismo, como o Projeto de Lei Complementar (PLP) 549 – que congela o salário dos servidores por mais de 10 anos, e o Decreto 7.056 – que promove o desmonte da Funai.


Atividades do Calendário nacional

Os servidores estão motivados para lutar contra o congelamento salarial por 10 anos, PROPOSTO POR LULA, e farão atos nos dias 17 e dia primeiro de Abril, quando a manifestação será chamada de "dia da grande mentira de Lula", momento em que os servidores darão conhecimento à população sobre as mentiras do MPOG no que se refere aos Planos de carreira e Acordos que o Governo promete NÃO CUMPRIR.

Atividades do Calendário nacional

• 17.03 – Marcha Nacional em Brasília, com caravanas dos estados e paralisação de 24 horas.

• 18.03 - Plenária Nacional da Condsef e Reunião do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE).

• 01/04 - ATO PÚBLICO "AS MENTIRAS DE LULA" nos estados

• 05.04 - Indicativo de Greve

MAPA

Os servidores administrativos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizaram encontro na última sexta-feira em Brasília. Representantes de onze estados (BA, GO, PE, TO, SC, SE, MG, PA, DF, RJ, AL) e o Distrito Federal debateram formas de garantir atendimento das principais reivindicações do setor. O processo de negociações com o governo e os resultados gerados pelo grupo de trabalho (GT) formado para levantar insumos para negociação fizeram parte do debate. A categoria também reservou espaço para discutir estratégias de combate ao projeto de lei complementar (PLP) 549/09 que está na Câmara dos Deputados e propõe limitações em investimento público pelos próximos dez anos.

TABELA REMUNERATÓRIA

Na última quarta-feira entidades sindicais foram ao Ministério do Planejamento para seguir as discussões referentes à tabela remuneratória para 2010 dos servidores do Ministério de Ciência e Tecnologia (C&T). A reunião contou com a presença do secretário de Recursos Humanos, Duvanier Ferreira, além do Fórum da C&T. Os representantes da categoria fizeram um resgate das discussões referentes à tabela. Duvanier informou que para o governo, as discussões de tabela foram esgotadas em 2008 e que, com o orçamento já fechado, não há condições de discutir nada para 2010. Foi lembrado ao coordenador que o processo de negociação com os servidores da C&T havia sido interrompido em 2009 com o compromisso de ser retomado ainda no 1º semestre de 2009. O objetivo era continuar a discussão sobre a criação de uma tabela a ser implantada em 2010.

PREVIDÊNCIA

O grupo de trabalho criado para tratar da reestruturação da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho se reuniu na última quinta-feira, dia 11. Participaram entidades sindicais, a CNTSS e a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento. Pouco se avançou nesse primeiro momento. Uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 16.

Na reunião dessa quinta-feira, o governo deixou claro que a idéia é produzir subsídios para o processo de negociação. Porém, o Ministério do Planejamento não descartou a possibilidade, de na próxima reunião, já apresentar um relatório final do grupo de trabalho.

MINISTÉRIO DO TRABALHO

Seguindo a tendência de recuo nos processos de negociação, a Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Ministério do Planejamento deixou mais uma categoria inconformada. Os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) saíram de reunião realizada na última segunda-feira, 8, certos de que devem retomar a mobilização do setor. No ano passado, a categoria protagonizou um forte movimento grevista em defesa do atendimento de uma pauta de reivindicações que envolvia a negociação de um plano de carreira específico. O movimento foi interrompido, pois o Planejamento apresentou um calendário de negociações que terminaria em 22 de fevereiro culminando com a apresentação de uma proposta formal para os servidores. O próprio Planejamento solicitou adiar para o dia 8 a apresentação da proposta. No entanto, o que voltou a apresentar foi uma idéia para implantar carreiras transversais. Sem atendimento da pauta que gerou o fim do movimento de mobilização no MTE, os servidores vão decidir se retomam a paralisação por tempo indeterminado. Assembléias nos estados vão acontecer já a partir dessa semana.

VIAGEM

Delegados do Sindsef representando vários municípios do Estado vão à Brasília no próximo dia 17 para a plenária da Condsef e de certa forma protestar junto com outros companheiros de todo o país sobre a forma como o governo federal está conduzindo os acordos firmados entre as entidades sindicais e a categoria. Sindicato é pra lutar!.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sindsef reúnem lideranças do sistema diretivo na coordenação de Jaru

Sindsef comemora decreto que regulamenta avaliação dos servidores transpostos

Proprietários de comércios são presos por furto de energia em operação na capital

Inmet alerta para chuvas intensas em Rondônia nesta sexta e no sábado